sábado, 15 de outubro de 2011

ESCOLA HERCULANO DESFILA COM TEMA PROMOÇÃO SOCIAL NOS 180 ANOS DE UNIÃO




A ESCOLA MUNICIPAL HERCULANO ALBUQUERQUE comemorou os 180 ANOS de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE UNIÃO DOS PALMARES, neste 13 de Outubro de 2011. O tema abordado no DESFILE foi PROMOÇÃO SOCIAL

A Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5, localizada no Distrito do Timbó, recebeu este nome em homenagem ao Sr. José Herculano de Albuquerque, proprietário da antiga fazenda Timbó, que passou a ser Distrito de acordo com a Lei Nº 1.141/2009, sancionada em 23 de Junho de 2009 pelo atual prefeito Areski Damara de Omena Freitas Junior.
A Escola foi fundada em 1977, atendendo apenas uma turma de1ª a 4ª série Multiseriada com apenas 25 alunos, tendo como primeira gestora a Professora Celeste Maria de Albuquerque Castro. No ano de 1992 a Professora Denize Ribeiro da Silva passou a assumir a Direção da Escola e, exerce esta função até os dias atuais. A escola avançou durante todos esses anos, onde atualmente atende turmas de Educação Infantil, 1º ao 9º ano do Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA, com um total de 415 alunos.


TEMA GERAL: PROMOÇÃO SOCIAL
A Escola busca demonstrar a partir de um breve histórico a importância dos programas desenvolvidos no município de União dos Palmares, seja ele de nível Municipal ou Federal, pois expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.

• 1ª ala: CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social:
É um programa de unidade pública de estatal, responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamentos a indivíduos e famílias (crianças, adolescentes, mulheres e idosos) com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de seus direitos por ocorrência de abandonos, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil, entre outras.

• 2ª ala: PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil:
É um Programa do Governo Federal que tem o intuito de retirar as crianças do trabalho infantil, onde os alunos participam de atividades direcionadas por eixos estruturantes, com aulas de cultura, esportes (capoeira, futsal, handebol, voleibol), lazer e danças típicas, possui em sua estrutura a banda fanfarra com 80 componentes.

• 3ª ala: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA:
É um programa do governo federal de transferência direta de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e estrema pobreza. Programa integra fome zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.


• 4ª ala: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social:
Realizam trabalhos de assistência a famílias de comunidades carentes, possui uma equipe técnica de assistente social e psicóloga, realizando palestras socioeducativas, informativas e cursos de capacitação para a geração de emprego e renda, em parceria com outras secretarias.

• 5ª ala: PROJOVEM ADOLESCENTE:
Realizam trabalhos com 400 adolescentes, na faixa etária entre 15 e 17 anos onde participam de ações no CRAS, voltados à cultura, esporte e palestras socioeducativas com o objetivo de esclarecer sobre vários temas transversais e outros.

• 6ª ala: CONSELHO TUTELAR:
É um órgão permanente, autônomo onde suas decisões, não recebem interferência de fora e nem jurisdicional. É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. São eleitos 5 conselheiros através do voto popular para mandato de 3 anos, eles têm o papel de porta voz de suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades. Em nosso município o Conselho Tutelar atende em média 500 a 600 pessoas mensalmente.

EQUIPE GESTORA:
DIREÇÃO:
• Denize Ribeiro da Silva
COORDENAÇÃO:
• Adriana Maria Ribeiro da Silva
• Sandreilson Pereira de Lima
DESIGN:
*Professora MARIA CRISTINA ABÍLIO DA SILVA



AGRADECIMENTOS A TODOS OS PROFESSORES QUE CONTRIBUIRAM DIRETA E INDIRETAMENTE, E QUE TANTO LUTARAM AO NOSSO LADO PARA QUE ESSE DESFILE ACONTECESSE.
PARABÉNS A TODOS.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário