O Projeto Político Pedagógico está sendo construído e propondo novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento e com a função social da Escola, obrigada a um pensar e a uma reflexão contínua de todos que os envolvidos neste processo.
Que escola de Ensino Fundamental quer construir?
Que conhecimentos os alunos, precisará ter, para de fato exercer a sua cidadania, nesta sociedade tão cheias de conflitos? Conflitos estes que estão presentes num espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e das necessidades do diálogo entre os sujeitos aprendentes (professores, pais, alunos...).
Tais situações serão apresentadas no decorrer deste documento, nas linhas e nas entrelinhas de cada parágrafo, resgatando o aspecto histórico de como cada momento foi sendo produzido e construído. Pois este documento é um resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação desta unidade escolar com o objetivo de respaldar as condições administrativas e pedagógicas no âmbito desta escola.
Há a consciência, por parte dos que o produziram, de que representa apenas um germe de Projeto Político Pedagógico e se encontra aberto a todos e qualquer tipo de sugestões e encaminhamentos. Sabemos que nenhum Projeto Político Pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.
Portanto, nossa reflexão continua baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “praxes” responsável e compromissada com uma escola pública e de qualidade.
2. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Identificação
Núcleo 5:
Escola Municipal Herculano Albuquerque – Sede
Escola Municipal Manoel Bernardino de Oliveira - Anexo
Localização
SEDE:
Distrito de Timbó, s/nº - CEP.: 57800-000 – FONE: (82) 3294-1029
União dos Palmares – Alagoas
Blog da Escola: www.escolaherculano.blogspot.com
ANEXO:
Fazenda Caborge, s/nº - CEP.:57800-000
União dos Palmares – Alagoas
Direção:
Denize Ribeiro da Silva - Diretora Geral.
Coordenação Pedagógica:
1. Adriana Maria Ribeiro da Silva - Professora Coordenadora
*Educação Infantil e Ensino Fundamental I – (Manhã e Tarde).
2. Jeane da Silva - Professora Coordenadora
*Ensino Fundamental II e EJA – (Manhã e Noite)
Escola e Comunidade / Caracterização
Recursos Físicos
SEDE:
A Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5 está instalada num prédio de construção antiga . A sede da Escola conta com 04 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, laboratório de informática, 01 sala para os Professores Coordenadores, cozinha, 02 sanitários, para alunos, e 01 para funcionários em geral, pequeno pátio coberto e áreas livre.
Recursos Técnicos e Pedagógicos
A Escola se acha relativamente equipada para dar consecução às suas atividades educacionais. Conta com, 1 aparelhos de televisão e 1 aparelho de DVD, 08 computadores Pentium 300 com impressora (usados somente no laboratório para pesquisas), aparelho de som com acessórios , 2 mimeógrafo, 2 estantes com aproximadamente 700 volumes . Possui pouco material pedagógico específico (jogos, etc.). A parte de administração não está bem instalada, com mobiliário e equipamentos não adequados ao seu uso. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades.
Recursos Humanos:
O núcleo conta com 16 professores em seu quadro geral, sendo 04 do quadro efetivo e 12 contratados 2 Professores-Coordenadores 1 responsável pela escola anexo . A administração compõe-se de 1 Secretário, 1 agente administrativo, 10 serviços gerais , 06 vigilantes e 1 diretora geral.
A clientela:
Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Apesar de óbvia, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão de um processo burocrático e indefinido. Conhecer a comunidade em que estão inseridas (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção na sociedade.
A clientela da Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5 : carenciada de modo geral. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - á tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção na sociedade.
Nossa Escola, no momento, conta com programas como: PROMEDIN, PROACELERA PROMEJA E O PROMAEC. Os mesmos atendem desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos possibilitando um melhor atendimento e uma educação de qualidade a nossa clientela que é a nossa prioridade maior.
Análise do processo Educacional:
Oferecendo Ensino Fundamental de nove anos com turmas do PROMEDIN sendo: 1 maternal, 1 primeiro período, 1 segundo período, 1 primeiro ano, turmas do segundo ao quinto ano, 1 turma do PROACELERA com o PAA I, do sexto ao nono ano, e turmas do PROMEJA, sendo todas atendidas pelo PROMAEC. Os mesmos atendem desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos, possibilitando um melhor atendimento e uma educação de qualidade a nossa clientela que é a nossa prioridade maior. Ainda na escola anexo a Escola Municipal Manoel Bernardino de Oliveira a pedagogia desenvolvida é a da ESCOLA ATIVA, tendo 2 turmas Multiseriada, sendo 1 com o primeiro, segundo e terceiro anos, outra com o quarto e quinto anos.
Em termos de rendimento do ensino, os dados pesquisados nos oferecem um resultado animador um melhor aproveitamento em Matemática e Língua Portuguesa, mas ainda temos muito o que melhorar exigindo uma avaliação constante dos resultados obtidos, que nos possibilita como educadores nos alto avaliarmos e revermos a nossa prática pedagógica procurando a melhor maneira de permanentemente ver a recuperação imediata dos nossos educandos.
3. OBJETIVOS DA ESCOLA
São os seguintes os objetivos da Escola:
Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
Permitir ao aluno exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação;
Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na Escola, evitando a evasão;
Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
Promover a integração escola-comunidade.
4. METAS E AÇÕES DA ESCOLA
São as seguintes as Metas e ações da Escola:
4.1. METAS IMEDIATAS:
Diminuição dos níveis de evasão escolar;
Conscientização e implantação da cidadania e da dimensão política;
Envolvimento e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
Adequação da elevação da qualidade de ensino;
Envolvimento dos docentes com as normas regimentais e disciplinares;
Diminuição da evasão na Educação de Jovens e Adultos;
Melhorar o IDEB da escola.
4.2 METAS MEDIATAS:
Alfabetizar em todas as áreas;
Preparar para a construção do conhecimento;
Saber respeitar o "próximo", em seus bens materiais e morais;
Usufruir dos bens da natureza, minimizando os danos à mesma;
Formar e não apenas informar;
Dominar os conteúdos básicos programáticos;
Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
Conscientizar sobre a importância da sua contribuição para o bem estar da comunidade;
Formar cidadãos críticos e conscientes.
4.3 AÇÕES:
Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;
Implantação de projetos: Prevenção, Meio ambiente, Conservação do Patrimônio, Sala Ambiente e Sala de Informática;
Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
Conscientizar os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
Conscientizar os docentes da importância da construção de um currículo adequado ao aluno do período noturno (Educação de Jovens e Adultos);
Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;
Feira cultural;
Avaliar e controlar a qualidade do ensino-aprendizagem;
Palestras dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;
Administrar, com a participação de professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
5. PARTE I - CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
5.1 – Função social da Escola:
Promover, ao aluno, acesso ao conhecimento sistemático e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um homem consciente e participativo na sociedade em que está inserido.
5.2 – Eixos Norteadores:
Aprender a aprender.
Valores: respeito, solidariedade, disciplina, coletividade.
Trabalho unificado – coletivo.
Criar para humanizar.
Compromisso.
5.3 – O trabalho pedagógico:
Para refletir sobre a função social da escola nos referendamos no texto “Escola: Projeto coletivo em construção permanente” (Proposta Curricular, 1999). É necessário um repensar a organização político-pedagógica que permita:
1 Trabalhar valores culturais, morais e físicos;
2 Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;
3 Compreender este aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.
A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda a comunidade um projeto político pedagógico consolidado pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola.
“... a escola, por si só não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam se firmar e construir a sua cidadania”.
A comunidade escolar repensa constantemente o seu papel pedagógico e sua função social, para tanto, se fazer necessário refletir sobre a escola que temos se voltada para os interesses políticos e internacionais, se discriminadora e produtora de mecanismos de controle que impede que o0s nossos alunos consiga enfrentar em condições de igualdade ou como melhor enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Para que a escola cumpra a sua função social será necessário:
Integração e participação da comunidade escolar;
Os segmentos da escola devem estar plenamente voltados a completa valorização do educando;
Cursos de formação e qualificação dos profissionais;
Criação e reorganização do espaço físico;
Material didático e outros que facilitem o trabalho do professor;
Números de alunos em sala de aulas condizente com a metragem do ambiente;
Recursos humanos, pedagógicos e financeiros;
Cobrança de regras de convivência em grupos;
Políticas que estabeleça professores efetivos;
Restabelecimento da motivação e credibilidade dos professores.
5.4.Concepções
De Mundo:
O mundo é local onde ocorrem as interações homem-homem e homem-meio social caracterizada pelas diversas culturas e pelo conhecimento. Devido a rapidez do processo de assimilação das informações e pela globalização torna-se necessário proporcionar ao homem o alcance dos objetivos materiais, políticos, culturais e espirituais para que seja superada as injustiças, diferenças, distinções e divisões na tentativa de se formar o ser humano que se imagina. Isto será possível se a escola for um espaço que contribua para a efetiva mudança social.
De Sociedade:
Somos uma Sociedade capitalista, competitiva baseada nas ações e resultados, por isso precisamos construir uma sociedade libertadora, crítica, reflexiva, igualitária, democrática e integradora, fruto das relações entre as pessoas, caracterizadas pela interação de diversas culturas em que cada cidadão constrói a sua existência e a do coletivo.
De Homem:
O homem, na atualidade, é um ser competitivo e individualista, resultado das relações impostas pelo modelo de sociedade e vigor. No entanto, a luta deve ser por um homem social, voltado para o seu bem próprio, mas, acima de tudo, para o bem está do grupo do qual faz parte. O homem, que modifica a si mesmo pela apropriação dos conhecimentos, modifica também a sociedade por meio do movimento dialético “do social para o individual para o social”.
De Educação:
O processo educacional deve contemplar um tipo de ensino e aprendizagem que ultrapasse a mera reprodução de saberes “cristalizado” e desemboque em um processo de produção e de apropriação de conhecimento, possibilitando, assim, que o cidadão torne-se crítico e que exerça a sua cidadania, refletindo sobre as questões sociais e buscando alternativas de superação da realidade.
5.5 . O que entendemos por:
Currículo:
O currículo extrapola o “fazer” pedagógico abrangendo elementos como grade curricular, disciplinas, conteúdos e conhecimentos. É necessário resgatar os saberes que o aluno traz de seu cotidiano. Elencando o objeto do conhecimento, este não deve ser trabalhada de forma superficial e desvinculada da realidade. Está enraizada, em nossa ação pedagógica diária, uma metodologia tradicional que entende o conhecimento como um produto pronto para apenas ser repassados, considerando somente a interação unilateral entre professor e aluno. Todavia, é preciso que, o objeto do conhecimento seja tratado por meio de um processo que considere a interação/ mediação entre educador – educando como uma via de “mão dupla” em que as relações de ensino – aprendizagem ocorram dialeticamente.
Planejamento:
Para planejar, considerando as reflexões anteriores neste documento, o educador deve mudar sua postura enquanto “homem” e “professor”. Primeiramente é preciso mudar a si próprio para, então, pensar em mudar os outros. Planejar significa, a partir da realidade do aluno pensar as ações pedagógicas possíveis de serem realizadas no intuito de possibilitar a produção e internalização de conhecimentos por parte do educando. Além disso, o planejamento deve contemplar a possibilidade de um movimento de ação-reflexão-ação na busca constante de um processo de ensino-aprendizagem produtivo. Portanto não cabe mais uma mera lista de conteúdos. Deve-se dar em face as atividades pedagógicas; o conteúdo em sala de aula será resultado da discussão e da necessidade manifestada a partir do conhecimento que se tem do próprio aluno. Logo, de posse de alguns dados referentes ao conhecimento internalizado pelo educando, passa-se a reflexão e discussão sobre os conhecimentos e historicamente sistematizada. Essa forma permite que professor e aluno avancem em seus conhecimentos e se constituam como sujeitos reflexivos. A escola deve elaborar, por disciplina, aqueles conteúdos mínimos pertinentes a cada série/Ano que serão o ponto de partida.
Objetivos do planejamento:
Conhecer o aluno, observar e categorizar as suas necessidades e partir desta construção, pensar em um planejamento concreto e flexivo que faça relação das vivências para o conhecimento científico.
Atividades de planejamentos:
Estabelecer períodos para observar o “conhecimento prévio do aluno”;
Reunião por área: Aproximar as disciplinas curriculares, professores, equipe pedagógica, construindo propostas interdisciplinares em diferentes níveis;
Agendar momentos no calendário escolar para planejar por série/Ano, Etapas e disciplinas.
Organizar projetos pedagógicos que envolvam todos os segmentos da escola, com a participação da comunidade.
Planejamento por projetos e atividades de ensino.
Reunião geral, parar, planejar as questões pedagógicas e administrativas.
Formação continuada.
Avaliação:
A avaliação merece um destaque a parte, pois diz respeito a um processo mais amplo e abrangente que abarca todas as ações desenvolvidas na ação pedagógica, assim como todos os sujeitos nele envolvidos. Portanto, deve estar claro para aqueles que avaliam que ele também é parte integrante do processo avaliativo uma vez que foi o responsável pela mediação no processo de ensino-aprendizagem. Logo, quando se lança o olhar para avaliar alguém ou alguma ação no âmbito da instituição escolar, lança-se também o olhar sobre si próprio. Ao avaliar deve-se ter em mente o processo como um todo, bem como aquele a quem se está avaliando.
Com a nova LDB 9394/96, que trouxe mudanças significativas para este novo olhar para a avaliação tanto no aspecto pedagógico como da legalidade, a escola tem proporcionado momentos de estudo e de discussão deste tema. Que não se esgotou até o presente momento. Dentre as dificuldades que se coloca sobre avaliação, estão presentes ainda muitas questões do passado, como: provas, trabalhos, recuperação, apropriação dos conceitos mínimos, os empenhos dos alunos no processo, as condições objetivas da prática docente, em relação a correção, critérios, pareceres e a nota como prever a resolução 23/2000.
Compreendemos que a avaliação deve permear todas as atividades da sala, principalmente na relação professor com o aluno e no tratamento dos conhecimentos trabalhados neste espaço. Portanto a intervenção do professor ajuda a construir as mediações necessárias para a construção do conhecimento.
A recuperação paralela, prevista em leis ajuda a reelaborar estes conceitos que por ventura não foram apropriados por alguma razão e que novas oportunidades de recuperação deve ser oferecidas, não restringindo apenas no sentido de realizar mais uma prova. Estas novas oportunidades deverão está devidamente registradas no diário de classe e devem ser lembradas por todo educador que é um direito do aluno. Portanto o trabalho do professor é fundamental na condução do professor. É função docente está atento a esta questão.
5.6. - Problemas elencados quando da elaboração na construção do P.P.P.:
Falta de participação da família no processo educacional;
Deficiência na aprendizagem dos alunos;
Professores desatualizados;
Trabalho individualizado e isolado;
Falta de determinados profissionais (assistente social, psicólogo, pedagogos).
5.7. ORGANOGRAMA DA ESCOLA
Vamos ver agora um pouco das funções de cada um desses setores:
• Conselho escolar
• O conselho de escola tem atribuições consultivas, deliberativas e fiscais em questões definidas na legislação estadual e no regimento escolar. Essas questões, geralmente, envolvem aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros.
• Na composição do conselho deve ter certa proporcionalidade de participação dos docentes, dos especialistas em educação, dos funcionários, dos alunos e dos pais dos alunos.
• Direção
• O diretor coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, auxiliado pelos demais elementos do corpo técnico-administrativo.
• É papel do diretor atender às leis, aos regulamentos e às determinações dos órgãos superiores do sistema de ensino e às decisões no âmbito da escola assumidas pela equipe escolar e pela comunidade.
• Setor Técnico-administrativo
• O setor técnico-administrativo responde pelos meios de trabalho que asseguram o atendimento dos objetivos e funções da escola. É responsável pelos serviços auxiliares de zeladoria, vigilância e atendimento ao público e pelo setor de multimeios: biblioteca, laboratórios, videoteca, etc.
• A secretaria escolar cuida da documentação, da escrituração e da correspondência da escola, dos docentes e demais funcionários e dos alunos. Cuida também do atendimento à comunidade (envio de documentos como declarações, histórico, etc.)
• Os serviços gerais e a merendeira cuidam da manutenção, da conservação e da limpeza do prédio; da guarda das dependências, das instalações e dos equipamentos; da cozinha e da organização da merenda escolar; da execução de pequenos consertos e de outros serviços rotineiros da escola.
• A vigilância cuida do acompanhamento dos alunos em todas as dependências do edifício, exceto na sala de aula, orientando-os sobre normas disciplinares e atendendo-os em caso de acidente ou enfermidade. Atende também às solicitações dos professores, de material escolar, de assistência e de encaminhamento de alunos a direção, quando necessário.
• O setor pedagógico
• O setor pedagógico envolve as atividades de coordenação pedagógica.
• O coordenador pedagógico coordena, acompanha, assessora, apóia e avalia as atividades pedagógico-curriculares. Sua atribuição é prestar assistência aos professores e o relacionamento com os pais e a comunidade.
• Corpo docente
• O corpo docente é o conjunto dos professores em exercício na escola, cuja função básica consiste em contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Os professores de todas as disciplinas formam, junto com a direção e os coordenadores pedagógicos, a equipe escolar. Os professores têm a responsabilidade de participar da elaboração do plano escolar ou do projeto pedagógico, da realização das atividades escolares, das decisões do conselho de escola, de classe ou de série, das reuniões com pais e das demais atividades cívicas, culturais e recreativas da comunidade.
Como podemos observar, conhecer o organograma da escola nos ajuda a entender melhor o funcionamento da mesma, bem como, ajuda a identificar quais são os seus setores, como ela está dividida e saber qual é a responsabilidade de cada um.
6. PARTE II - SISTEMA DE ENSINO, MODALIDADE DE ENSINOORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CURSOS.
A Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5, oferece as seguintes modalidades de ensino:
1 Educação Infantil - Maternal a partir dos 03 (três) anos .
1º Período a partir dos 04 (quatro) anos de idade.
2º Período a partir dos 05 (cinco) anos de idade.
2 Ensino Fundamental:
Séries Iniciais – 1º ao 5º ano, período matutino e vespertino;
Séries Finais – 6º ao 9º ano, período matutino.
3 Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Período noturno (2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapa).
6.1. Educação Infantil e Ensino Fundamental
Objetivos:
Desenvolvimento da capacidade de aprender e de socializar o que aprendeu, tendo como meios básicos o domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
Compreensão do ambiente natural e social dos sistemas políticos e da autodeterminação dos povos, dos valores em que se fundamenta na sociedade, da tecnologia e das artes;
Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades de formação de atitudes e valores;
A formação da consciência crítica e da aquisição da capacidade de organização para transformação social;
O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços, da solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Ações:
Hora de leitura: cada turma agendará 1(uma) vez por semana a hora da leitura – Livros, revistas, jornais e outros para lerem na sala de aula;
Conselhos de classe: Períodos para planejamentos coletivos e discussão com os professores, levantamento das questões que permeiam a prática pedagógica;
Intervenção Pedagógica: Reforço em horários extracurricular para auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças. Atividades estas realizadas em horário extracurricular.
Sala de apoio para os alunos com aprovações múltiplas para apoio pedagógico.
6.2. Conteúdos mínimos que deverão ser atingidos pelos alunos das séries iniciais para aprovação.
6.2.1. MATERNAL
Projetos a serem desenvolvidos durante o ano letivo de 2011
PROJETO ADAPTAÇÃO ESCOLAR:
JUSTIFICATIVA: Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos, e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
OBJETIVOS:
• Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar do educando;
• Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando a dinâmica do grupo;
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e a sua rotina;
• Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades.
PROJETO FAMÍLIA:
JUSTIFICATIVA: O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança e sua vida escolar. O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade escolar.
OBJETIVOS:
• Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
• Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
• Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
• Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros.
PROJETO FESTAS JUNINAS:
JUSTIFICATIVA: Este projeto visa a vida do homem do campo onde vive, como se veste, importância do seu trabalho na lavoura, como nos ajuda, como se diverte, enfim todos os aspectos da vida no campo.
OBJETIVOS:
• Conhecer as características das festas juninas;
• Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
• Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo.
PROJETO ANIMAIS DIFERENTES:
JUSTIFICATIVA: Nessa fase a criança já pode diferenciar diferentes espécies e tipos de animais existentes.
OBJETIVOS:
• Conhecer e nomear os animais;
• Ampliar vocabulário;
• Reconhecer os animais que habitam na natureza;
• Interessar-se pelo mundo natural;
• Apreciar a natureza.
PROJETO FOLCLORE:
JUSTIFICATIVA: O folclore é o meio que um povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer parte de sua história.
OBJETIVOS:
• Estimular o gosto pela cultura popular;
• Valorizar o folclore;
• Identificar os aspectos folclóricos;
• Desenvolver e estimular a criatividade;
• Desenvolver o gosto por músicas e danças.
PROJETO PÁTRIA:
JUSTIFICATIVA: A comemoração da semana da Pátria é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor a oportunidade de:
• Formar na criança um conceito de Pátria;
• Despertar o sentimento de patriotismo;
• Formar atitudes de respeito aos símbolos do Brasil.
OBJETIVOS:
• Incentivar o amor à Pátria;
• Compreender a razão dos festejos da semana da Pátria;
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria.
PROJETO O CIRCO:
JUSTIFICATIVA: O mundo do circo é um mundo mágico, onde a arte e a alegria estão presentes no dia a dia de quem vive esse mundo. Pretendemos neste projeto trazer para a sala de aula um ambiente de magia e colorido, onde a criança poderá junto com o educador desenvolver sua imaginação e desenvolver experiências comuns, por vezes pouco exploradas.
OBJETIVOS:
• Desenvolver o gosto pelas artes circenses;
• Valorizar os profissionais do circo;
• Conhecer diferentes animais e brincadeiras do circo;
• Estimular a criatividade, imaginação, socialização e integração;
• Desenvolver a atenção e raciocínio.
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS:
JUSTIFICATIVA: Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identifica-las.
OBJETIVOS:
• Identificar cores e formas;
• Nomear cores e formas;
• Reproduzir cores e formas;
• Reconhecer a existência de diferentes formas ( ler ) e interpretar;
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
PROJETO CONTOS DE FADAS:
JUSTIFICATIVA: Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo o seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS:
• Desenvolver a linguagem oral;
• Descrever cenários e personagens;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
• Identificar soluções e conflitos presentes nos contos;
• Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Identificar personagens de contos de fadas como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc,.
PROJETO NATAL:
JUSTIFICATIVA: Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecidas tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais e culturais.
OBJETIVOS:
• Compreender a importância do nascimento de Jesus para a humanidade;
• Incentivar o aluno a vivenciar a amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.
• Identificar os símbolos do Natal;
• Estimular a socialização.
6.2.2. 1º PERÍODO
Desenvolver com empenho a metodologia proposta pelo PROMEDIN com o objetivo geral de alcançar com êxito todos os objetivos propostos pelo programa ao término do ano letivo.
6.2.3. 2º PERÍODO
Desenvolver com empenho a metodologia proposta pelo PROMEDIN com o objetivo geral de alcança com êxito todos os objetivos propostos pelo programa ao término do ano letivo.
6.2.4. 1º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo programa PROMEDIN tendo como referencial o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos propostos pela escola como:
Promoção Social;
Folclore;
Mês da consciência negra.
6.2.5. 2º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente;
Desenvolver as habilidades propostas pelos descritores para um bom desempenho na realização da Provinha Brasil.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Esperamos que os alunos possam utilizar as diferentes linguagens: verbal, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, comunicar e expressar suas ideias, como forma de interpretar suas produções culturais, seu pensamento lógico, sua criatividade, com segurança, tendo como ponto de chegada a construção do conhecimento;
O aluno deve possuir habilidades básicas para: falar, escutar, ler e devemos considerar e respeitar o conhecimento prévio do aluno;
Ler por prazer, oferecer-lhes textos que despertem interesse e não somente atividades de sala de aula ou livro didático;
Matemática Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolva contagens, medidas e códigos numéricos;
Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas, com base na observação, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática;
Resolver situações-problema e construir, a partir delas, os significados das operações, buscando reconhecer que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e um mesmo problema podem ser resolvidos pelo uso de diferentes operações;
Desenvolver procedimentos de cálculos: mental, escrito, exato, etc.
Ciências Os alunos deverão obter, progressivamente, as seguintes características:
Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, água, luz, calor, solo e características específicas dos diferentes ambientes;
Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida no homem e na mulher, aproximando-se à noção de ciclo vital do ser humano e respeitando as diferenças individuais;
Formular perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita.
Educação Física Espera-se que o aluno, ao final seja capaz de:
Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar atitudes cooperativas e solidárias, sem discriminar colegas pelo desempenho, razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;
Conhecer algumas possibilidades e limitações corporais;
Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de diferentes manifestações de cultura corporal presentes no cotidiano.
História Eixo temático: história local e do cotidiano
Que os alunos possam:
Identificar as diferenças e semelhanças individuais, sociais, econômicas e culturais entre os alunos da classe e entre eles e as demais pessoas que convivem e trabalham na Escola;
Reconhecer as transformações e permanências, dos costumes das famílias das crianças (pais, avós e bisavós e nas instituições escolares);
Resgatar as datas comemorativas do calendário.
Geografia Eixo temático: O estudo da paisagem
Levar o aluno a:
Situar-se no contexto social;
Compreender o espaço geográfico onde está inserido;
Observar os diferentes aspectos da natureza no local de moradia;
Identificar a sala de aula como parte do espaço da Escola;
Reconhecer as diferentes partes da Escola como lugar de exercício de profissões diferentes.
Arte Espera-se que o aluno:
Desenvolva a capacidade de atenção, memorização e facilite as habilidades com as mãos e o corpo;
Participe de apresentações variadas;
Crie e expresse através de meios variados.
6.2.6. 3º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Levar o aluno a:
Construir a base alfabética do sistema ortográfico, em situações reais de uso;
Compreender a escrita como representação da fala;
Ler, interpretar e compreender fatos;
Construir, produzir e reproduzir diferentes tipos de textos orais e escritos;
Compreender e expressar-se através de manifestações de linguagem verbal e não-verbal;
Ler, escrever e interpretar pequenos textos, utilizando sinais de produção;
Representar à escrita e a leitura na segmentação de palavras, frases e períodos.
Matemática Proporcionar ao aluno condições para:
Reconhecer os conceitos referentes a grandeza, posição, direção, sentido, usando conceitos corretos;
Explorar, simbolizar, comparar, seriar, classificar objetos de contagem e recursivos;
Reconhecer os símbolos numéricos, sua representação e sua sequência;
Trocar, agrupar e contar diferentes tipos de objetos, utilizando diferentes bases, para poder entender a estrutura da base 10;
Comparar e ordenar números naturais;
Compor e decompor números naturais;
Construir fatos fundamentais relativos às quatro operações;
Desenvolver noções concretas das medidas de tempo, distância e peso;
Identificar o Real como unidade do sistema monetário brasileiro;
Identificar a quantidade de partes iguais em que o inteiro foi dividido e representá-lo por meio de frações (noções);
Reconhecer os objetos ao seu redor que se relacionem com as formas geométricas.
Ciências Proporcionar condições, à criança, para interpretar o mundo de uma forma mais justa e crítica;
Adquirir conhecimentos científicos;
Desenvolver habilidades de observação, pesquisas e coletas de dados;
Compreender a inter-relação dos fenômenos, dos seres com o ambiente;
Proteger os recursos naturais;
Desenvolver atividades relacionadas com a saúde individual e coletiva;
Utilizar alimentação adequada.
Educação Física Espera-se que o aluno:
Desenvolva a criatividade;
Exercite e participe de sua expressão corporal;
Desenvolva noções de lateralidade, espaço e tempo;
Descubra e vivencie suas capacidades físicas e habilidades motoras;
Assuma o seu papel como integrante do grupo;
Compreenda a necessidade de regras em uma atividade;
Desenvolva a atenção e a concentração e amplie seu conhecimento de rodas, cantigas e ladainhas que fazem parte da cultura popular.
História Contribuir para a formação de um indivíduo crítico da realidade, capaz de registrar asa experiências humanas, analisando-as e estabelecendo relações entre elas numa dimensão espaço-temporal;
Partir do mundo conhecido e vivenciado pela criança;
Identificar traços culturais dos grupos de classe, percebendo suas semelhanças e diferenças;
Identificar situações de dominação, subordinação, cooperação nas relações domésticas;
Analisar com os alunos algumas formas de violência vivenciadas nas relações familiares e no interior de uma sala de aula;
Diferenciar trabalho remunerado e não-remunerado;
Trabalhar medidas de tempo;
Desenvolver noções de passado e presente;
Diferenciar o antes e o depois
Utilizar a linha do tempo;
Mostrar e explicar a importância dos documentos: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e outros.
Geografia Começar pelo "lugar de vivência do aluno", porque a partir da realidade, enquanto um complexo de relações pretende-se levar o aluno ao conhecimento;
Construir com eles os conceitos que levarão a compreender melhor sua realidade;
Construir e transformar essas relações que se dão sempre em determinado lugar e em determinado momento;
Desenvolver o espírito crítico e uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
Entender a relação existente entre o próximo e o distante no mundo atual;
Compreender a unidade dos aspectos da natureza e a necessidade de sua preservação;
Desenvolver noções de localização, orientação e representação a partir da vivência dos alunos.
6.2.7. 4º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Desenvolver um trabalho de linguagem que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir;
Interagir com seus semelhantes através do uso funcional de linguagens;
Ministrar atividades de gramática e ortografia com o objetivo de garantir ao aluno uma produção linguística que respeite a norma culta da língua, sem prejuízo da espontaneidade de sua expressão verbal e escrita.
Matemática Trabalhar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolver problemas;
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos estabelecendo o maior número possível de relações entre eles, utilizando o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, estatístico, combinatório e probabilístico);
Selecionar, organizar e produzir informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las.
Educação Física Refletir sobre suas possibilidades corporais e exercê-las de maneira social e culturalmente significativas e adequadas;
Expressar um conjunto de características de sua personalidade, de seu interesse pessoal em jogar, cantar, dançar e brincar;
Conhecer limites e possibilidades;
Participar de diferentes atividades corporais, tendo em vista a doção de uma atitude cooperativa e solidária.
História e Geografia Introduzir o conceito de recursos naturais;
Apontar a relação entre os recursos que a natureza oferece e as soluções que o homem encontra para garantir sua sobrevivência;
Historiciar a realidade vivida pelo aluno, incentivando-o a comparar suas próprias experiências com experiências humanas vividas em tempos e espaços distintos;
Evidenciar que o homem desenvolveu formas de marcar a passagem do tempo para facilitar a organização de suas atividades;
Relacionar as estações do ano com o movimento de translação e inclinação do eixo imaginário da Terra em relação ao Sol;
Trabalhar a noção de ponto de referência a partir da realidade imediata do aluno;
Identificar os pontos cardeais utilizando, como referência, o Sol e o próprio corpo;
Identificar o bairro, cidade, estado e o país onde vive;
Trabalhar as condições diferenciadas de moradia, de acesso ao saneamento básico, saúde, educação e transportes, como indicadores das desigualdades sociais visíveis nas paisagens urbanas;
Estimular o aluno a observar criticamente a sociedade em que vive, analisando as possibilidades de ações transformadoras.
6.2.8. 5º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver as habilidades propostas pelos descritores para um bom desempenho na realização da Prova Brasil.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de ampliar o conhecimento de várias formas;
Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões;
Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o aluno no seu ciclo;
Revisar seu próprio texto a partir de uma primeira versão e, com a ajuda do professor, redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento;
Escrever palavras com domínio da ortografia regular e irregular mais frequentes na escrita, utilizando adequadamente o sistema de pontuação dentro do contexto de seu ciclo.
Matemática Levar o aluno a:
Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos, em situação que envolvam números naturais e, em alguns casos, números racionais;
Reconhecer dados e informações, elaborar formas para organizá-los e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos, valorizando essa linguagem;
Construir o significado das medidas, a partir de situações-problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento que possibilitem a comparação de grandezas de mesma natureza;
Vivenciar processos de resolução de problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor e executar um plano de solução, verificar e comunicar a resposta.
Ciências Levar o aluno a:
Compreender o corpo humano como um todo, integrando a saúde com bem estar físico, social e psíquico do indivíduo;
Identificar diferentes manifestações de energia - luz, calor, eletricidade e som - conhecer alguns processos de transformação de energia na natureza por meio de recursos tecnológicos;
Compreender a importância da água (seu destino, uso adequado, tratamento para promover a manutenção da saúde);
Estabelecer relações entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças;
Caracterizar materiais recicláveis e tratamento dos mesmos, de modo a que não agridam o meio ambiente;
Caracterizar o corpo humano como receptor de toda uma estrutura de saúde, respeitando as diferenças das etapas da vida.
Educação Física Levar o aluno a:
Desenvolver, explorar, ampliar, participar, expressar e adaptar-se às habilidades nas quais possa executar regras e hábitos posturais corretos no esforço das atividades para saber usar adequadamente horas de lazer;
Conhecer, valorizar, expressar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura não preconceituosa ou discriminatória por razões sociais, sexuais ou culturais.
História Levar o aluno a:
Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a coletividade estabelece ou estabeleceu, no presente e no passado;
Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto a nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos em diversos momentos históricos nacionais;
Identificar as relações de poder estabelecidas entre sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais em diferentes tempos.
Geografia Levar o aluno a:
Desenvolver o espírito crítico e uma formação voltada para a compreensão e transformação de realidade, visando a formação do cidadão;
Retomar e ampliar as noções e conceitos referentes às atividades econômicas (industriais, agrícolas, comerciais e de serviços) e as relações de produção e trabalho.
Arte Levar o aluno a:
Expressar artisticamente e de várias formas a cultura de um povo, através dos costumes artesanais dentro de seu meio ambiente em diferentes fases da vida (história).
6.2.9. 6º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Participar das Olimpíadas:
• Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA
• Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Levar o aluno a:
Aprimorar a leitura oral, exercitando a partir de orientação sobre a entonação;
Conhecer, observar e produzir bilhete, convite, cartão, cartão postal e carta, levando em consideração a estrutura, a coerência e a adequação da linguagem aos fins propostos;
Produzir textos a partir de desenhos, rótulos, cardápios, recibos, fichas, jogos, anúncios, "out-doors";
Interpretar textos do cotidiano;
Elaborar acrósticos;
Estudar roteiros de viagem;
Observar a previsão do tempo;
Destacar a função do verbo na frase;
Motivar o educando para a formação de conceitos de vivência de ética, moral e conscientização geral, para a formação da cidadania;
Conscientizar o educando sobre o uso e perigo de drogas;
Observar e utilizar gírias;
Dramatizar históricas, fatos do cotidiano;
Estudar as rimas;
Consultar com coerência os dicionários;
Conceituar comunicação, linguagem e língua;
Reconhecer os substantivos e classificá-los;
Identificar e classificar o adjetivo;
Classificar e reconhecer o artigo;
Empregar corretamente o pronome.
Matemática Levar o aluno a desenvolver os conhecimentos básicos da teoria e da prática da matemática necessários para sua perfeita integração com a sociedade em que vive;
Dar a conhecer ao aluno: Conjuntos:
Conceitos iniciais;
Representação;
Relação de pertinência;
Classificação dos conjuntos;
Conjuntos iguais;
Subconjuntos;
Operações com conjuntos;
Números Naturais:
Sistema de numeração;
Operações no conjunto dos números naturais;
Múltiplos e divisores
Radiciação;
Máximo divisor comum;
Mínimo múltiplo comum;
Conjunto de números fracionários;
Operações fundamentais com números fracionários;
Problemas com números fracionários;
Introdução à geometria;
Medidas de comprimento.
Ciências Levar o aluno à aquisição de conhecimentos específicos, permitindo ampliar progressivamente seus conceitos e vocabulário científico, assim como reformular seus próprios conceitos.
Desenvolver no aluno a capacidade de questionar a realidade, formular hipóteses acerca de problemas, planejar e executar investigações (experimentais ou não) por meio de observações, coletas e análises de dados, fazer críticas e chegar a conclusões.
Educação Física Fazer com que o aluno:
Desenvolva a criatividade;
Explore e supere, de modo progressivo, suas capacidades físicas e habilidades motoras;
Demonstre controle corporal executando movimentos com economia de esforço;
Amplie noções de lateralidade, espaço e tempo;
Demonstre habilidade no manuseio de diferentes materiais;
Assuma seu papel nas atividades grupais;
Modifique e amplie as regras do jogo;
Participe com lealdade e respeito das atividades;
Manifeste e defenda seu ponto de vista;
Acompanhe diferentes ritmos com desenvoltura;
Demonstre adaptação do ritmo individual ao ritmo do grupo;
Expresse corporalmente suas emoções;
Utilize adequadamente suas horas de lazer;
Demonstre aquisição de hábitos posturais corretos;
Participe ativamente dos jogos escolares e atividades propostas;
Utilize normalmente palavras de cortesia;
Utilize o kit para aulas;
Desenvolva o conhecimento do bom andamento das aulas;
Amplie seu autoconhecimento;
Execute com eficiência as formações básicas para ginástica;
Participe ativamente dos projetos transversais.
História Introduzir conceitos de diferenças sociais;
Mostrar a importância da vida em sociedade para o ser humano; destacar que a vida social implica na existência de regras sociais;
Mostrar a importância do ensino de História, trabalhar a noção de tempo; familiarizar o aluno com o uso da cronologia e com as divisões utilizadas na contagem do tempo;
Mostrar a importância das grandes navegações para o descobrimento do Brasil;
Mostrar a submissão e a destruição das culturas indígenas e o papel da igreja católica na submissão dos índios;
Mostrar como foi administrada a colônia brasileira no início do descobrimento;
Mostrar as primeiras atividades econômicas no Brasil;
Conhecer e identificar as comunidades, seus hábitos e costumes; relacionar, comparar modos de vida e organização de cada comunidade;
Atualidade: fazer com que o aluno conheça seus direitos e deveres e que com isso tenha senso crítico com relação à realidade brasileira.
Geografia Levar o aluno a:
Construir os conceitos de ciência e encarar a geografia como tal;
Entender o ponto de partida da localização e saber se orientar no tempo e no espaço;
Saber orientar-se por meio de mapas;
Distinguir os diferentes tipos de astros;
Localizar a Terra e o Universo;
Compreender os movimentos do planeta e suas consequências em nosso dia a dia;
Conhecer o processo de formação das camadas da Terra;
Identificar as diferentes formas de presença de água na Terra;
Compreender a relação entre oceanos e mares;
Reconhecer as possibilidades de aproveitamento econômico dos mares;
Reconhecer a importância dos rios e lagos;
Compreender a influência dos rios na caracterização regional;
Valorizar a necessidade de preservação de rios.
Arte Levar o aluno a:
Identificar os elementos fundamentais na composição plástica;
Conceituar cores primárias, secundárias, terciárias, monocromia;
Conceituar e aplicar cores neutras, quentes e cores frias;
Perceber formas a partir de sugestões de linhas;
Organizar composições;
Conceituar e diferenciar linhas complexas;
Obter formas positivas e negativas;
Expressar por meio das atividades artísticas as vivências emocionais;
Desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
Valorizar o texto verbal na composição teatral;
Adquirir hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e grupal;
Desenvolver a habilidade de usar o lazer construtivamente;
Adquirir uma linguagem própria.
Inglês Levar o aluno a:
Aprender as expressões mais comuns da língua inglesa;
Compreender e reconhecer as palavras e seus significados;
Aplicar e compreender as estruturas gramaticais da língua inglesa;
Pronúncia correta;
Aprimoramento do vocabulário;
Identificação de tempos verbais;
Aplicação e reconhecimento do Present Simple;
Elaboração de questões diretas e indiretas;
Aplicar e reconhecer o Present Continuous;
Infiltrar na formação do educando conceitos versus ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
Levar o educando a tornar-se um ser consciente e participativo.
6.2.10. 7º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Participar das Olimpíadas:
• Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA
• Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Levar o aluno a reconhecer as diferentes unidades significativas que
compõem uma palavra e:
Reconhecer famílias de palavras;
Produzir textos;
Produzir crônicas;
Grafar e acentuar;
Pontuar;
Conhecer o emprego do verbo;
Classificar pronomes.
Matemática Apoiar os alunos oferecendo-lhes propostas de ensino mais atualizado e
sugestões de atividades que possibilitem ao processo ensino-aprendizagem
realizar-se de forma natural e eficiente.
Auxiliar no desenvolvimento de um planejamento prático que permita
estabelecer objetivos de acordo com o conteúdo e as atividades propostas.
Ciências Levar o aluno a:
Conhecer a célula como elemento fundamental dos seres vivos;
Conhecer a diferença entre célula vegetal e célula animal;
Conhecer os agrupamentos dos seres vivos;
Conhecer os vários ambientes em que vivem os seres vivos;
Conhecer a água salgada enquanto o maior ecossistema aquático;
Conhecer a água doce e sua organização em paradas e correntes;
Conhecer a quantidade, variedade e diversidade de animais e plantas;
Conhecer a organização dos animais e vegetais, em função das diferenças e semelhanças que possuem.
Educação Física Fazer com que o aluno:
Desenvolva o pensamento operatório formal;
Aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
Demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
Estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
Utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
Pratique conscientemente o jogo;
Aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
Compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
Apresente alternativas teórico-práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
Demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
Execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
Utilize adequadamente as horas de lazer;
Participe efetivamente das atividades extra-classe;
Apresente hábitos posturais consolidados;
Conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
Utilize claramente as palavras de cortesia;
Conheça e utilize o material e uniforme adequados;
Mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
Discuta criticamente a sua participação nas atividades;
Amplie seu auto-conhecimento;
Participe ativamente dos projetos transversais;
Desenvolva seus aspectos críticos e autocríticos;
Respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biótípico, gênero, classe social, habilidades, erros).
História Levar o aluno ao entendimento de:
Caracterizar as transformações ocorridas na agricultura européia durante a Baixa Idade Média;
Renascimento urbano; fatores da expansão comercial européia dos séculos 14 e 15; mostrar o papel relevante de Portugal na expansão marítima, destacar os fatores do pioneirismo português na expansão marítima européia; mostrar as principais características das comunidades indígenas do Brasil; contato entre a cultura européia e as culturas indígenas; relacionar as medidas tomadas pela Coroa portuguesa para o Brasil; submissão e destruição das culturas asteca e inca; relacionar a colonização do Brasil com a conjuntura econômica e as estruturas de poder.
Geografia Fazer o aluno compreender porque o Brasil é um país de terceiro mundo, sendo riquíssimo, tanto no extrativismo mineral quanto no vegetal;
Destacar a evolução industrial no sudeste brasileiro e sua integração com as demais regiões;
Levar o aluno a compreender o porque dos movimentos migratórios internos;
Esclarecer aos alunos as diferenças que há entre as regiões e o que propicia tais diferenças;
Passar ao aluno as diferenças que há no potencial hídrico brasileiro e no que isso implica;
Mostrar ao aluno que a distribuição de renda é mal feita e isso causa as grandes disparidades das classes sociais;
Levar o aluno a perceber que os tipos de climas existentes interferem nos tipos de vegetação.
Arte Levar o aluno a:
Conhecer e trabalhar linhas em geometria;
Observar as diferentes expressões fisionômicas;
Observar a natureza;
Identificar e traçar ovais;
Conceituar desenho animado e conhecer uma técnica artesanal de fazê-lo;
Conceituar logotipo e conhecer exemplos criados por desenhistas brasileiros;
Introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
Conhecer os principais polígonos;
Conhecer famílias de letras em catálogos de empresas de composição;
Observar as diferentes possibilidades de trabalho com recorte e colagem;
Conceituar e identificar diferentes tipos de ilustração;
Reconhecer a importância da ilustração na literatura;
Reconhecer o jornal da escola como importante veículo de intercâmbio cultural;
Identificar cores-luz e cores-pigmento opacas e transparentes;
Identificar a cor como um dos mais importantes elementos da comunicação;
Conceituar comunicação visual e identificar seus elementos;
Conceituar e conhecer as harmonias básicas das cores.
Inglês Levar o aluno a:
Identificar os tempos verbais;
Identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
Aquisição gradativa de estruturas básicas da língua inglesa;
Pronunciar corretamente e correta entonação frasal;
Compreender textos em Inglês;
O contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência a importância da Língua Inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação.
6.2.11. 8º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Participar das Olimpíadas:
• Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA
• Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Levar o aluno a:
Conscientização e resgate da auto-estima, tornando-o pessoa responsável e capaz de analisar suas atitudes (individual e em grupo);
Ter oportunidade de ler o mundo que o cerca, tendo a Escola como meio de ascensão na vida;
Valorizar vínculos familiares;
Respeitar diferenças;
Tornar o educando leitor e interpretador.
Matemática Fazer com que o aluno:
Compreenda o significado de uma equação de 1º grau com uma e duas incógnitas;
Utilize a equação do 1º grau na resolução de problemas;
Compreenda o significado de uma inequação do 1º grau e utilize as propriedades da desigualdade numérica;
Desenvolva habilidades de operações com produtos notáveis;
Determine áreas de figuras planas através da composição e decomposição de figuras;
Utilize a regra de três simples e composta na resolução de situações-problema;
Resolva problemas que envolvam percentagem;
Possibilite conhecimento da realidade, saúde e diversidades culturais.
Ciências Fazer com que o aluno possa:
Ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente, por meio da análise dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do homem;
Estabelecer relações que expliquem os fenômenos estudados;
Compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
Verificar e analisar a participação do homem no ambiente também de uma perspectiva econômica;
Reconhecer e analisar as características e propriedades dos componentes ambientais estudados;
Investigar problemas e analisar as soluções encontradas.
Educação Física Fazer com que o aluno:
Desenvolva o pensamento operatório formal;
Aprimore as capacidades físicas e habilidades motoras;
Demonstre desenvoltura, segurança e coordenação na execução das atividades físicas propostas;
Estabeleça seu próprio programa de desenvolvimento de condição física e motora;
Utilize adequadamente os fundamentos na prática do jogo;
Pratique conscientemente o jogo;
Aceite as disputas como elementos da disputa e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais;
Compreenda discutindo e estabelecendo relações entre as atividades esportivas e as danças, como fatos históricos, sociais e políticos;
Apresente alternativas teórico-práticas para a solução de problemas de tática esportiva;
Demonstre atitudes de cooperação, solidariedade e autonomia;
Execute atividades associadas a diferentes ritmos e coreografias;
Utilize adequadamente as horas de lazer;
Participe efetivamente das atividades extra-classe;
Apresente hábitos posturais consolidados;
Conheça e distinga claramente os históricos das modalidades esportivas;
Utilize claramente as palavras de cortesia;
Conheça e utilize o material e uniforme adequados;
Mantenha e divulgue o conhecimento do bom andamento;
Discuta criticamente a sua participação nas atividades;
Amplie seu autoconhecimento;
Participe ativamente dos projetos transversais;
Desenvolva seus aspectos críticos e autocríticos;
Respeite a si e ao outro (limites corporais, desempenho, interesse biótípico, gênero, classe social, habilidades, erros).
História Explicar os motivos que levaram os cafeicultores do oeste paulista a romperem com a monarquia;
Identificar os motivos que levaram à divulgação do pensamento republicano;
Identificar a participação dos militares na proclamação da República;
Determinar o período republicano conhecido como república espada;
Conhecer os fatores que provocaram a crise do encilhamento e seus resultados;
Caracterizar a Primeira Constituição Republicana;
Identificar os motivos que levaram à renúncia de Deodoro;
Identificar o significado da cafeicultura para os primeiros anos do período republicano;
Caracterizar a indústria brasileira nos primeiros anos da república;
Definir a política do café-com-leite.
Caracterizar as rebeldias sociais de caráter messiânico;
As rebeliões sociais-urbanas;
Conhecer os motivos que levaram à Revolta da Chibata e à Revolta da Vacina;
Identificar São Paulo como principal centro industrial do Brasil;
Caracterizar o movimento que gerou a "semana de arte moderna" de 22 e o seu significado;
Conhecer como se formou o Partido Comunista Brasileiro;
Conhecer os fatores que levaram à Revolução de 30, que derrubou a política da república oligárquica;
Conhecer os principais acontecimentos do governo provisório de Getúlio Vargas.
Geografia Levar o aluno a:
Identificar a divisão histórico-geográfica dos continentes e suas características;
Identificar os países pobres e ricos e suas características econômicas, políticas e sociais;
Evidenciar as diferenças que marcaram a colonização do continente americano;
Conhecer a real condição de dependência sócio-econômica da América Latina;
Identificar cada um dos aspectos do seu quadro natural;
Identificar os diferentes setores da economia latino-americana;
Reconhecer as diversidades regionais da América Latina;
Conhecer as causas que diferenciam o quadro sócio-econômico da América anglo-saxônica;
Relacionar o potencial econômico aos recursos naturais de cada região e os problemas do país à sua situação político-econômica.
Arte Introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
Integrar a geometria em sua linguagem plástica;
Conhecer os principais polígonos;
Dividir uma circunferência em partes iguais;
Criar formas dramáticas: movimentos corporais, expressões faciais para representar idéias e sentimentos;
Valorizar o texto verbal na composição teatral;
Representar formas em movimento;
Conhecer profissões relacionadas à produção de artes visuais;
Criar e explorar fontes sonoras;
Desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos;
Adquirir e desenvolver a habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço;
Adquirir uma linguagem própria, desenhando, pintando, construindo, modelando e esculpindo.
Inglês Levar o aluno a:
Identificar tempos verbais;
Elaborar questões diretas e indiretas;
Identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
Adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa;
A correta pronúncia e entonação frasal;
Compreensão de textos em Inglês;
Adquirir conceitos versus vivência de ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
Tornar-se um ser consciente e participativo;
O contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência, a importância da língua inglesa, considerada hoje como um instrumento de comunicação universal.
6.2.12. 9º ANO
Desenvolver os conteúdos propostos pelo Referencial Curricular tendo como suporte o livro didático, inserindo as datas comemorativas interdisciplinarmente.
Desenvolver as habilidades propostas pelos Descritores de Português e Matemática para um bom desempenho na PROVA BRASIL.
Desenvolver durante o ano letivo projetos pedagógicos como:
Promoção Social;
Leitura;
Lixo;
Folclore;
Mês da Consciência Negra.
Participar das Olimpíadas:
Participar das Olimpíadas:
• Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA
• Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
Disciplinas Conhecimentos mínimos por Componente Curricular
Língua Portuguesa Levar o aluno a:
Refletir sobre o tema da unidade;
Motivar o aluno em seus valores, sua relação com a vida, seus sentimentos de onipotência, suas contradições;
Desenvolver estratégias de leitura: tradução de símbolos;
Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação e ênfase;
Debater temas propostos pelos textos desenvolvidos;
Produção de textos;
Conhecer, identificar e empregar adequadamente o pronome relativo.
Matemática Permitir a descoberta de princípios matemáticos como a equivalência,
decomposição, a igualdade, a desigualdade e a compreensão da estrutura
do sistema de numeração decimal.
Favorecer o desenvolvimento da criatividade, da capacidade para tomar decisões e de atitudes de segurança para resolver problemas numéricos do cotidiano.
Ciências Levar o aluno a:
Ampliar seus conhecimentos relativos à organização funcional do ambiente por meio da identificação dos fenômenos e outros componentes ambientais, suas interações, com destaque para o papel do Homem;
Analisar as características e propriedades dos componentes ambientais;
Compreender e utilizar conhecimentos relativos à promoção da saúde;
Investigar problemas e analisar as soluções encontradas.
História Levar o aluno a:
Identificar a expansão da Revolução Industrial;
Caracterizar o capitalismo financeiro e monopolista;
Identificar as principais correntes ideológicas surgidas nessa época;
Caracterizar a restauração absolutista;
Caracterizar os choques entre liberais e absolutistas;
Identificar os motivos que levaram às revoluções liberais na França;
Conhecer as raízes da "paz armada";
Conhecer os motivos que levaram ao colonialismo no século 19;
Caracterizar neocolonialismo;
Identificar os domínios europeus na África e na Ásia;
Conhecer os efeitos do Imperialismo;
Conhecer o cenário da Guerra: a Primeira Grande Guerra;
Identificar os motivos que levaram à Primeira Grande Guerra Mundial;
Reconhecer a política expansionista da Alemanha como importante fator para a guerra;
Identificar os efeitos da guerra;
Identificar os principais conflitos da Guerra Fria.
Geografia Levar o aluno a:
Perceber que o mundo está em contínua transformação;
Identificar as mudanças econômicas;
Compreender os mesmos contrastes entre os homens da Terra.
Arte Levar o aluno a:
Expressar, por meio das atividades artísticas, as vivências emocionais;
Adquirir e desenvolver a habilidade de distinguir cor, forma, dimensão e espaço;
Conceituar logotipo e conhecer exemplos criados por desenhistas brasileiros;
Identificar diferentes tipos de símbolos;
Desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estéticos;
Introduzir elementos de geometria como suporte para as composições plásticas;
Desenvolver e apreciar os valores éticos, morais e estéticos;
Reproduzir gravuras através da percepção espontânea e dirigida;
Obter formas positivas e negativas;
Organizar composições de acordo com as características dos diferentes movimentos da História da Arte.
Inglês Levar o aluno a:
Identificar tempos verbais;
Elaborar questões diretas e indiretas;
Identificar e aplicar os auxiliares corretamente;
Adquirir gradativamente estruturas básicas da língua inglesa;
A correta pronúncia e entonação frasal;
Compreensão de textos em Inglês;
Adquirir conceitos versus vivência de ética, moral e conscientização geral para a formação da cidadania;
Tornar-se um ser consciente e participativo;
O contato com uma nova cultura, demonstrando, com atividades práticas relacionadas à sua vivência, a importância da língua inglesa, considerada hoje como um instrumento de comunicação universal.
Tornar-se um ser consciente e participativo.
7. Educação de Jovens e Adultos: nos períodos noturnos. 2ª ,3ª, 4ª, 5ª e 6ª Etapa. Oportunizando aos alunos que frequentam esta modalidade de ensino acesso a escola e o direito da conclusão à escolaridade.
A Educação de Jovens e Adultos – EJA, Será organizada diante da RESOLUÇÃO Nº 002/2008-COMED-UP .
EMENTA: Estabelece as normas para o funcionamento e fixa diretrizes para institucionalizar o Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno, nas unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino.
E, terá seu plano de ação como descritos abaixo sendo modificado a cada ano letivo de acordo com a necessidade da escola como o todo.
7.1. METODOLOGIA:
A metodologia utilizada na EJA será com aulas, utilizando-se livros didáticos e paradidáticos organizados pela Secretaria Municipal de Educação. Além das aulas de rotinas será realizado as Aulas Educativas Complementares e as Palestras, como estão descritas abaixo, e como mostra os Cronogramas em anexo.
• AULAS EDUCATIVAS COMPLEMENTARES:
As aulas Educativas Complementares acontecerão um dia por semana, sendo em dias diferenciados a cada semana. Para a turma da 2ª e 3ª etapa Multiseriada, as aulas acontecerão nesta mesma turma, tendo como professor idealizador, a professora regente Maria do Socorro Cirilo da Silva. Já as turmas de 4ª, 5ª e 6ª etapas, realizarão suas aulas em uma mesma sala de aula, ou seja, juntaremos as três etapas para a realização dessas aulas.
Na Semana em que ocorrer as palestras essas aulas não acontecerão, uma vez que, serão substituídas pela palestra.
Todas as Aulas Educativas complementares serão aplicadas pelos próprios professores regentes, onde os próprios poderão convidar algum outro profissional, aluno ou pessoas da comunidade para aplicar ou participar das aulas. Estas aulas serão dinamizadas com, painéis, músicas, desenhos, danças, pinturas, entre outras.
Temos em anexo, o cronograma das Aulas Educativas Complementares.
• PALESTRAS:
Realizaremos mensalmente palestras de acordo com a realidade da comunidade em geral. As mesmas acontecerão toda última sexta-feira de cada mês, com palestrantes que domine o tema apresentado. Serão convidadas pessoas da área da saúde, educação, assistência social, além dos convidados da própria comunidade e professores regentes.
Temos em anexo, o cronograma das palestras mensais.
8. AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação deve possibilitar o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
I – Cabe o professor da disciplina aferir o desempenho do aluno quanto apropriação de competência e conhecimentos de estudos e atividades escolares.
II – Cabe a direção aferir o desempenho docente previsto no Projeto Político Pedagógico do estabelecimento de ensino.
III – Cabe a direção aferir as condições físicas e materiais que substanciam o processo ensino-aprendizagem.
A avaliação do aproveitamento do aluno será diagnostica, processual, contínua e de forma global, mediante verificação de competências e de aprendizagem de conhecimentos, em atividades de classe e extraclasse, incluídos dos procedimentos próprios de recuperação paralela.
I – Avaliação do aproveitamento do aluno será atribuída pelo professor da série ou disciplina, registrada em diário de classe e analisada pelo conselho Escolar.
II – Serão garantidas minimamente aos discentes, novas oportunidades de avaliação como recuperação.
III – Será garantida acesso a exame final aos alunos que obtiveram média inferior a (50) cinquenta pontos por componentes curriculares.
Serão considerados aprovados:
4- Os alunos que alcançarem os níveis de apropriação de conhecimento superior ou igual a 50% (cinquenta por cento) dos conteúdos efetivamente trabalhados por disciplinas; do Ensino Fundamental e EJA;
5- Os alunos com aproveitamento inferior aos 50% (cinquenta por cento) que submetidos à avaliação final, alcançarem 50% (cinquenta por cento) serão aprovados;
A UE pode oferecer novas oportunidades de avaliação, sempre que verificados o aproveitamento insuficiente durante os semestres estas decisões cabem ao Conselho Escolar em conjunto com o professor da disciplina.
IV – Considerar-se-ão não aprovados, quanto ao aproveitamento de estudos, os alunos que não alcançarem os mínimos estabelecidos por esta Resolução, consubstanciados na legislação em vigor e explicitados no Político Pedagógico. Segue abaixo os critérios de avaliação do núcleo 5, podendo assim serem modificados a cada ano letivo de acordo com a necessidade.
8.1. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Refletindo a sistemática de avaliação proposta pela Secretaria Municipal de Educação, a escola resolve tomar as resoluções descritas abaixo, no que diz respeito à avaliação da aprendizagem durante o ano de dois mil e onze.
1º Semestre / 2011
Mês de realização: Março Abril Maio Junho / Julho
Instrumento: Trabalho em Grupo Trabalho Individual Debate Prova individual com consulta
Pontuação Máxima: 10 (dez) 10 (dez) 10 (dez) 10 (dez)
2º Semestre / 2011
Mês de realização: Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Instrumento: Prova Individual Prova em Dupla Trabalho Individual Seminário Debate
Pontuação Máxima: 10 (dez) 10 (dez) 10 (dez) 15 (quinze) 15 (quinze)
1º Semestre: 40 Pontos
2º Semestre: 60 Pontos
TOTAL: 100 PONTOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A ESCOLA MUNICIPAL HERCULANO ALBUQUERQUE – NÚCLEO 5, pretende através de sua conscientização, que o aluno vá ganhando consciência, percebendo com clareza outras formas de ver o mundo, não mais se utilizando de memória mecanizada, sendo mero repetidor de discursos prontos, mas construindo e reproduzindo seu próprio discurso. Passa, portanto de percepção da vida como meio de ser biológico para a percepção da vida como ser biológico histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário