quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL DE UNIÃO DOS PALMARES PEDE PAZ NAS ESCOLAS



Com Tribuna de União//

Cerca de mil e duzentos alunos de cinco escolas estaduais de União dos Palmares realizaram na manhã deste dia 14 pelas ruas da cidade uma passeata solicitando das autoridades constituídas Paz nas Escolas que segundo eles começam a ser alvo da violência que se abate sobre o estado e por conseqüência, o município.

O movimento pacifico teve inicio na Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros (a maior do seu gênero no interior do estado) localiza na Avenida João Lyra Filho no acesso a cidade que foi uma das escolas organizadoras do evento, que segundo os professores utilizou como tema da manifestação um texto da Bíblia que profetiza “Felizes são os que promovem a Paz, por estes serão chamados de filhos de Deus”, cujo tema segundo afirmou uma professora, coincide com a responsabilidade das autoridades judiciárias e do aparelho policial em relação à garantia da paz entre a juventude.

No movimento que teve apitaço, gritos de ordem e mostragem de faixas, o reaparecimento na cidade dos “caras pintadas” representados pelos estudantes locais lembrava o movimento que teve participação em protestos por todo país que ajudou a derrubar o governo do ex-presidente Fernando Collor.

Mesmo com chuva intensa, os docentes e discente das escolas estaduais chegaram ao Fórum de Justiça Juiz Franklin José Gama de Lima oportunidade em que uma comissão de professores entregou ao Promotor de Justiça Jorge Luiz Bezerra um documento contendo uma pauta de reinvidicações.

Em seguida, o Major Magalhães Comandante do 2º BPM foi visitado pelos manifestantes que também pediram presença mais constante do policiamento ostensivo próximo as escolas, fato que no pensamento de um professor envolvido nos protestos “trará ao menos a intimidação aos que promovem a violência”. Utilizando bastante diplomacia, o Major ao receber o documento explicou à comissão em rápidas palavras a função da policia militar objetivando manter a paz publica e na prevenção a proliferação da delinqüência.

Na 11ª Delegacia Regional, como existia a informação que o Delegado Antonio Nunes se encontrava ausente com alguns policiais vistoriando as demais delegacias da região jurisdicionados por União, os manifestantes que coloriam a cidade em um dia que ameaçava ser chuvoso foram recebidos pelo Chefe de Operações da PC em União, o advogado Albérico Guimarães Junior, que informou da entrega dos documentos tão logo o Delegado retornasse à Regional.

Sempre acompanhados pela Banda de Fanfarra do PETI, a caravana seguiu até o prédio da Prefeitura Municipal quando foram recebidos pelo Vereador Alan Elves (que representava a Câmara de Vereadores) e pelo vice-prefeito do município empresário Adeildo Sotero. Os dois conhecidos políticos afirmaram na ocasião que levarão as reinvidicações respectivamente ao Presidente do Legislativo bacharel Bruno Praxedes e ao Prefeito idem bacharel Areski de Freitas gestor municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário