quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BANDEIRA DA ESCOLA HERCULANO



Verde, branco e vermelho: estas são as cores presentes na bandeira da Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo V. Cores estas, estampadas na bandeira de nossa querida UNIÃO. A criação da mesma se faz necessária pelo caráter cívico e representativo nos eventos comemorativos da comunidade local e da própria cidade, como a Emancipação Política da Cidade de União dos Palmares e tantos outros.

A bandeira será usada pela primeira vez em eventos oficiais, no próximo dia 13 de outubro em desfile da Emancipação Política da Cidade. Foi criada pela iniciativa dos coordenadores Adriana Maria Ribeiro da Silva e Sandreilson Pereira de Lima, com criação e designer de Wagner Love.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Escolas da rede municipal de Viçosa terão diretores e adjuntos eleitos pelo voto direto




Escolas da rede municipal de Viçosa terão diretores e adjuntos eleitos pelo voto direto da comunidade escolar

As escolas da rede municipal de Viçosa já deram início ao processo para a realização da primeira eleição de diretores gerais e diretores-adjuntos através do voto direito de professores, funcionários, pais e alunos. Trata-se do programa de Gestão Democrática implantado no município em 2010, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, através da Comissão Mobilizadora do Processo de Gestão Democrática.

Segundo a coordenadora da comissão, Maria Edileusa Vilela, o processo de gestão democrática foi implantado no ano passado com a eleição de conselheiros escolares, o que se tornou um marco para a educação de Viçosa.

“A gestão democrática é uma ação da gestão do prefeito Flaubert Filho e da secretária Ana Paula Calazans, que compreenderam a importância desse processo, a partir do que está posto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases n° 9.394/96. Dessa forma, nós que fazemos a comissão ressaltamos o compromisso social dos nossos gestores em fazer o que está posto na lei, e conclamamos a participação de toda a comunidade escolar”, disse, acrescentando que, antes, os diretores eram indicados pelo poder público e, agora, passa a ser feita por eleição direta.

A Secretaria de Educação de Viçosa baixou a lei municipal de n° 825, de 15 de abril de 2011, e o decreto n° 728, de 18 de abril de 2011, para servirem de bases legais para o processo de eleição de gestão democrática. A eleição servirá para incentivar a participação da comunidade escolar, descentralizar a organização e dar autonomia à comissão para eleger seus próprios candidatos para a direção das instituições de ensino.

Para garantir a participação de toda a comunidade escolar, a Secretaria de Educação está promovendo encontros de mobilização e sensibilização em dez escolas do município. O próximo passo será a inscrição, homologação e a campanha eleitoral dos candidatos. As eleições serão realizadas no dia 25 de novembro e a posse dos candidatos vencedores está prevista para o dia 10 de janeiro de 2012.

Para em dez escolas do município se candidatar, a diretor o proponente terá que responder alguns pré-requisitos: compreender o contexto em que a escola está inserida, pensar a educação e seu fazer pedagógico, estimular a procura de superação dos desafios cotidianos, exercer os princípios básicos do educador, que são caráter, compromisso e competência, e estar aberto ao dialogo, respeitando as diferenças.

domingo, 25 de setembro de 2011

Brasil tem 1 milhão de alunos a menos na rede pública a cada ano




Dados preliminares do Censo Escolar 2011 apontam nova queda no número de matrículas em escolas públicas em comparação com o ano passado. Há sete anos o número de estudantes só cai. Em 2004, eram 49,2 milhões, agora são 41,3 milhões em toda a educação básica. Apenas as creches aumentaram o atendimento, enquanto houve redução em pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em parte, a redução de matrículas se dá por conta do envelhecimento da população e a diminuição de crianças em idade escolar. Com menos pessoas para atender, algumas redes começam a ampliar o atendimento em tempo integral. Nas primeiras séries do ensino fundamental, em que há 520 mil alunos a menos em comparação a 2010, o total de estudantes em período integral aumentou 222 mil e alcançou 1 milhão. Isso significa que, a cada 13,7 matriculados nesta etapa um já passa o dia todo na escola.

Nos anos finais do fundamental, do 6º ao 9º ano, a redução foi de 349 mil alunos, apesar dos 101 mil a mais em tempo integral. No ensino médio, etapa que tem a maior taxa de abandono dos alunos, o problema persiste e a queda de matrículas foi de 82 mil.

Mesmo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que seria responsável por reduzir a taxa de analfabetismo no País – uma das altas do mundo com 1 analfabeto a cada 10 pessoas com mais de 15 anos de idade – teve redução de alunos. Eram 3,6 milhões em 2010 e apenas 3,4 estão matriculados em 2011.

Aumento em creches é abaixo da meta

Entre as creches, foram criadas 114 mil novas vagas, aumentando o total de 1,3 milhão para 1,4 milhão. O ritmo de crescimento é insuficiente para atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 que está em votação no Congresso.

O documento repete a meta não cumprida do PNE anterior de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos. Para isso, seria necessário ter 5 milhões de vagas em creches, ou seja, aumentar, no mínimo, 350 mil alunos a cada ano.

Os municípios e estados responsáveis pelos dados ainda podem corrigir a tabela, em caso de erros.


alagoasnanet //
ultimo segundo

sábado, 24 de setembro de 2011

FÉRIAS ESCOLARES DE 2014 DEVERÁ COINCIDIR COM A COPA DO MUNDO




Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer que as férias escolares do meio de 2014 coincidam com a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil. O texto, que ainda precisa passar por duas comissões, tem prioridade na tramitação.

Pela proposta do deputado Cleber Verde (PRB-MA), as férias devem acontecer no período entre a abertura e o encerramento dos jogos. A Copa será realizada entre os dias 12 de junho (quinta-feira) e 13 de julho (domingo). A medida valeria para escolas públicas e privadas de todo o país.

Em sua justificativa, o parlamentar pede a alteração nas datas para que “os estudantes brasileiros possam se congratular com seus amigos e familiares, bem como com os torcedores dos outros países, nessa grande festa mundial.”

sábado, 17 de setembro de 2011

21ª Zona Eleitoral de Alagoas - União dos Palmares - Nota Oficial para os MORADORES DO TIMBÓ




Justiça Eleitoral
21ª Zona União dos Palmares – Al.
Rua Marechal Deodoro da Fonseca – Centro – Telefone 3281-1766


NOTA OFICIAL


Atenção Eleitores que residem em comunidades nas proximidades do “Timbó dos Culas”: A Justiça Eleitoral informa que na Terça Feira, Quarta e Quinta-Feiras da proxima semana, oui seja, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, será realizado atendimento especial para Recadastramento dos Eleitores naquela região.


Os interessados em utilizar o transporte gratuito oferecido pelo Poder Judiciário deverão se dirigir a Praça Central do Timbó, de onde sairá o ônibus que leverá os eleitores até o Cartório Eleitoral. O primeiro carro partirá do local as nove horas da manhã e um segundo veiculo apanhará outro grupo de eleitores as onze horas.


Lembra, ainda, que para fazer o Recadastramento Biométrico de seus dados, todos os eleitores deverão portar originais e cópias de seus documentos e de um comprovante de residência.



Dr. Ygor Vieira de Figueiredo
Juiz Eleitoral da Vigésima Primeira Zona

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

194 anos de emancipação política de Alagoas...




A região onde hoje se encontra o Estado de Alagoas foi invadida por franceses no início do século XVI, sendo retomada pelos portugueses em 1535, sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, que organizou duas expedições e percorreu a área fundando alguns vilarejos, como o de Penedo.

Também incentivou a plantação de cana-de-açúcar e a formação de engenhos. Em 1630, os holandeses invadiram Pernambuco e também ocuparam a região de Alagoas até 1645, quando os portugueses voltaram a conquistar o controle da região.

Em 1706 Alagoas é elevada à condição de comarca, primeiro passo para o alcance de sua autonomia. Em torno de 1730 a comarca possuía cerca de 50 engenhos, 10 freguesias e razoável prosperidade. A emancipação política aconteceu em 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Durante os períodos subseqüentes, várias sublevações contra os portugueses se sucederam em Alagoas.

A Primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas, que assinalaram o início da vida republicana.
Em 1839 a sede do governo foi transferida da antiga cidade de Alagoas (hoje Marechal Deodoro) para Maceió.

O nome Alagoas é derivado dos numerosos lagos que se comunicam uns com os outros e também com os diversos rios que banham a região.




( Fonte: achetudoeregiao.com )

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MOVIMENTO ESTUDANTIL DE UNIÃO DOS PALMARES PEDE PAZ NAS ESCOLAS



Com Tribuna de União//

Cerca de mil e duzentos alunos de cinco escolas estaduais de União dos Palmares realizaram na manhã deste dia 14 pelas ruas da cidade uma passeata solicitando das autoridades constituídas Paz nas Escolas que segundo eles começam a ser alvo da violência que se abate sobre o estado e por conseqüência, o município.

O movimento pacifico teve inicio na Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros (a maior do seu gênero no interior do estado) localiza na Avenida João Lyra Filho no acesso a cidade que foi uma das escolas organizadoras do evento, que segundo os professores utilizou como tema da manifestação um texto da Bíblia que profetiza “Felizes são os que promovem a Paz, por estes serão chamados de filhos de Deus”, cujo tema segundo afirmou uma professora, coincide com a responsabilidade das autoridades judiciárias e do aparelho policial em relação à garantia da paz entre a juventude.

No movimento que teve apitaço, gritos de ordem e mostragem de faixas, o reaparecimento na cidade dos “caras pintadas” representados pelos estudantes locais lembrava o movimento que teve participação em protestos por todo país que ajudou a derrubar o governo do ex-presidente Fernando Collor.

Mesmo com chuva intensa, os docentes e discente das escolas estaduais chegaram ao Fórum de Justiça Juiz Franklin José Gama de Lima oportunidade em que uma comissão de professores entregou ao Promotor de Justiça Jorge Luiz Bezerra um documento contendo uma pauta de reinvidicações.

Em seguida, o Major Magalhães Comandante do 2º BPM foi visitado pelos manifestantes que também pediram presença mais constante do policiamento ostensivo próximo as escolas, fato que no pensamento de um professor envolvido nos protestos “trará ao menos a intimidação aos que promovem a violência”. Utilizando bastante diplomacia, o Major ao receber o documento explicou à comissão em rápidas palavras a função da policia militar objetivando manter a paz publica e na prevenção a proliferação da delinqüência.

Na 11ª Delegacia Regional, como existia a informação que o Delegado Antonio Nunes se encontrava ausente com alguns policiais vistoriando as demais delegacias da região jurisdicionados por União, os manifestantes que coloriam a cidade em um dia que ameaçava ser chuvoso foram recebidos pelo Chefe de Operações da PC em União, o advogado Albérico Guimarães Junior, que informou da entrega dos documentos tão logo o Delegado retornasse à Regional.

Sempre acompanhados pela Banda de Fanfarra do PETI, a caravana seguiu até o prédio da Prefeitura Municipal quando foram recebidos pelo Vereador Alan Elves (que representava a Câmara de Vereadores) e pelo vice-prefeito do município empresário Adeildo Sotero. Os dois conhecidos políticos afirmaram na ocasião que levarão as reinvidicações respectivamente ao Presidente do Legislativo bacharel Bruno Praxedes e ao Prefeito idem bacharel Areski de Freitas gestor municipal.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Projeto Primavera - Educação Infantil



TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO: De acordo com a Escola
PÚBLICO ALVO: Educação infantil
AUTORA: Profª Marilda

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

OBJETIVOS:
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:
Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA:
- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)

- No CD Arca de Noé tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)

- A montagem de um painel da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.

- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.

- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.

- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.




Mais idéias…

Sugestão I:
Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.Explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.

Sugestão II:
Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido… mostrando alguns cuidados com as plantas…
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem… fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto as cores da natureza… montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem…
sao algumas ideias..espero ajudar

Sugestão III:
Música da primavera:
Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorgeio dos sábia.
Tra lá lá lá tra lá lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou as flores ………… Eu esqueci mas irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.
Tra lá lá lá tra lá lá.
Espero ter ajuda-la


Pode trabalhar com um desfile
meninos e meninas!!
Trabalhar cantigas de roda e outras
a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.


Poesias:

1)- NO JARDIM
HELENA PINTO VIEIRA

JARDINEIRO, JARDINEIRO
VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO

2)- PRIMAVERA
CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES

A PRIMAVERA EXPLODIU
EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS…

3)- PRIMAVERA
(autor desconhecido)

O JARDIM ESTÁ FLORIDO
LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA

COMO VOCÊ É LINDA
É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.

NA PRIMAVERA
SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.

O AR FICA CHEIROSO
FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.

LINDA PRIMAVERA
COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.

ÉPOCA DE ALEGRIA
QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.

DESABROCHAM LINDAS FLORES
E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.

( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )

Fonte: BligIg

Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/09/projeto-primavera-para-educacao.html#ixzz1Xy2bsa00

'Não há como o ensino público não ter melhorado', diz Ministro Haddad sobre Enem



com G1 - Portal de notícias da Globo

De acordo com o G1, portal de nótícias da Globo,o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (12), ao comentar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que “não há como o ensino público não ter melhorado”. Segundo ele, é “praticamente impossível ter piorado a qualidade da educação na escola pública".

O MEC divulgou nesta segunda-feira as notas das escolas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado. Somente 13 escolas públicas aparecem na lista das cem melhores instituições de ensino do Enem 2010.

As notas por escola foram divididas pela porcentagem de participação dos estudantes no exame. No grupo principal, com mais de 75% de participação, o "top 100" é formado por 87 escolas particulares e 13 públicas. Aumentando o universo para as mil escolas com mais de 75% de participação que obtiveram melhor desempenho no exame, o Enem tem 926 privadas e apenas 74 públicas.

De acordo com Haddad, “o Brasil, na média, melhorou, isso nós sabemos. E para o Brasil ter melhorado, como 88% da matrícula é de ensino médio público, não há como o ensino púbico não ter melhorado”. A nota média nas provas objetivas passou de 501,58 pontos para 511,21 pontos em 2010.

“Não teríamos um incremento de dez pontos, como tivemos, se a rede pública não tivesse melhorado seu desempenho. Agora resta saber se as desigualdades diminuíram, é isso que nós vamos estudar neste momento”, completou o ministro.

“Na média nacional, houve uma melhora dos estudantes em todas as disciplinas, houve uma melhoria da qualidade, mesmo considerando o fato que mais alunos fizeram a prova”, disse Haddad. O ministro afirmou que, a partir dos resultados, vai ser verificado o que é preciso modificar nas políticas públicas para que as médias continuem aumentando e as desigualdades se reduzindo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bob Esponja afeta atenção e aprendizado, diz estudo



Com almanaquealagoas //Fonte G1

O personagem de desenho animado Bob Esponja pode prejudicar a atenção e a capacidade para aprendizado em crianças de 4 anos, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (12) na revista médica "Pediatrics".

Segundo a cientista Angeline Lillard, autora principal do trabalho, somente 9 minutos de exposição ao desenho são suficientes para afetar os garotos. A velocidade do desenho é apontada como o fator que desconcentra os jovens telespectadores.

O trabalho foi realizado com 60 crianças, que foram divididas em grupos para assistir ao desenho da esponja falante ou a episódios de "Caillou", uma atração na qual a ação é mais devagar. Uma terceira opção disponível era pintar.

Nove minutos depois, as crianças passaram por testes para medir as funções mentais. Ao término da avaliação, os cientistas descobriram que o pior desempenho veio dos garotos espectadores de Bob Esponja.

Outro teste, que mediu a impulsividade das crianças, mostrou que o desenho deixa as crianças ansiosas, já que elas demoraram apenas 2 minutos e meio para atacar os lanches oferecidos como brindes. Os outros dois grupos de garotos levaram, no mínimo, 4 minutos para abrir os pacotes de comida.

A média dos episódios de desenhos infantis é de 22 minutos. Para Dimitri Christakis, especialista em desenvolvimento infantil do Hospital de Crianças de Seattle, nos Estados Unidos, assistir a episódios inteiros pode ser ainda mais nocivo à saúde dos jovens de 4 anos, mas lembra que são necessários outros estudos para provar esse efeito. Ele escreveu um editorial na revista para alertar aos leitores como a exposição midiática também é uma questão de saúde pública.

Pesquisas anteriores já mostravam como a exposição demorada à TV está ligada ao déficit de atenção em crianças. Agora, os pesquisadores defendem que mesmo uma curta exposição à rapidez das imagens de desenhos como Bob Esponja podem afetar os jovens, o que deve servir de alerta aos pais, segundo Lillard.

O porta-voz da rede de televisão Nickelodeon, responsável por transmitir o desenho, afirmou que a faixa etária da atração está entre 6 e 11 anos. Para a autora do estudo, o caso do Bob Esponja não é único, já que o problema está na velocidade das imagens, que pode atrapalhar os jovens em atividades que necessitem de atenção como o estudo.

Lillard afirma que as crianças não foram diagnosticadas com problemas de atenção anteriores e tiravam as mesmas notas em avaliações oferecidas pelos pais.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lista com as Melhores e Piores Escolas de Alagoas

Com cadaminuto //


O Ministério da Educação divulgou nas primeiras horas de hoje a lista do resultado do Enem 2011 por escola.

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 por escola serve como baliza da qualidade da educação do ensino médio da instituição. As médias são calculadas e divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do MEC (Ministério da Educação).
Em Alagoas o Cadaminuto listou as 50 melhores colocadas e as 10 piores, no resultado nenhuma surpresa, as escolas particulares estão bem a frente das públicas, que amrgam as piores posições do ranking.
Só três escolas alagoanas conseguiram ficar entre as 1000 do Brasil, a Maria Montessori, o Coc Maceió e o Colégio Contato, a surpesa positiva é que tr~es escolas de Arapiraca aparecem entre as 20 melhores do Estado, um fato inédito.



Veja abaixo a lista com melhores e piores, a frente a posição de casa escola no Brasil e no fim sua pontuação no Enem.



399 MACEIO COLEGIO MARIA MONTESSORI 667.49
635 MACEIO COC – MACEIO 656.49
845 MACEIO COLEGIO CONTATO MACEIO 649.08
1020 MACEIOCOLEGIO MARISTA DE MACEIO 644.09
1043 MACEIO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS-CAMPUS MACEIO 643.5
1314 MACEIO SISTEMA MOTIVO DE ENSINO 636.49
1482 ARAPIRACA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA SANTA CATARINA 632.8
1740 MACEIO COLEGIO SANTA URSULA LTDA 627.65
1746 MACEIO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGOGICOS LTDA 627.53
1877 MACEIO COLEGIO SANTISSIMO SENHOR 624.86
1903 PALMEIRA DOS INDIOS INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS PALMEIRA DOS INDIOS 624.09
1998 MACEIO COLEGIO CRISTO REI 622.57
2035 MACEIO COLEGIO DE SAO JOSE 621.71
2099 ARAPIRACA COLEGIO NOSSA SENHORA ROSA MISTICA 620.19
2114 MACEIO COLEGIO SANTA MADALENA SOFIA 619.9
32408 ARAPIRACA ESCOLA SANTA AFRA 614.44
2453 MACEIO SOCIEDADE EDUCACIONAL ELITE LTDA 613.7
2522 MACEIO COLEGIO SANTISSIMA TRINDADE 612.2
2556 MACEIO COLEGIO ADVENTISTA DE MACEIO 611.4
2613 MACEIO COLEGIO DE SAINT GERMAIN 610.41
2655 VICOSA COLEGIO SAO TOMAS DE AQUINO 609.71
2664 MACEIO COLEGIO ATHENEU 609.55
2761 SAO LUIS DO QUITUNDE ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PADRE JOSE DE ANCHIETA 607.72
2803 ARAPIRACA ALTERNATIVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA 606.9
2822MACEIO COLEGIO SANTISSIMO SACRAMENTO 606.54
2844 ARAPIRACA COLEGIO PROF D0MINGOS RODRIGUES 606.21
3008 PALMEIRA DOS INDIOS CENTRO EDUCACIONAL CRISTO REDENTOR 603.38
3011 MACEIO COLEGIO PONTUAL UNIDADE FAROL 603.34
3266 MACEIO ESCOLA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO 599.38
3281 MACEIOCOLEGIO OBJETIVO 599.13
3366 MACEIOCOLEGIO BATISTA ALAGOANO 597.88
3486 MACEIOCOLEGIO SAO JUDAS TADEU 595.86
3546 ARAPIRACA COLEGIO NORMAL SAO FRANCISCO DE ASSIS 595.08
3552 MACEIO COLEGIO SANTA AMELIA 594.96
3582 MACEIO COLEGIO INTERATIVO 594.43
3618 PENEDO COLEGIO IMACULADA CONCEICAO 594.03
3737 MACEIO COLEGIO NOSSA SENHORA DA CONCEICAO APARECIDA 591.84
3857 ARAPIRACA EXITO COLEGIO 589.94
3859 MACEIOD LINS COLEGIO E CURSO LTDA 589.93
3916 CORURIPE CENTRO EDUCACIONAL DE CORURIPE 588.94
3962 RIO LARGOESCOLA DE EDUCACAO BASICA AGNUS DEI 588.16
4067 MACEIOCOLEGIO EDSON MONTEIRO 586.54
4125 SAO JOSE DA TAPERA ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS JOAO PAULO II 585.57
4182 MACEIO ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL FUNDACAO BRADESCO 584.77
4294 PENEDOCOLEGIO DIOCESANO DE PENEDO 583.21
4377 SAO MIGUEL DOS CAMPOS COLEGIO NUNILA MACHADO –ROSAL 582.04
4446 MACEIOCOLEGIO ANCHIETA 581.18
4472 MACEIO COLEGIO DINAMICO 580.78



Lista dos Piores


19270 SAO BRAS ESCOLA ESTADUAL SAMPAIO MARQUES 455.08
19247 JAPARATINGA ESCOLA ESTADUAL D ELISEU MARIA GOMES OLIVEIRA457.51
19106 MACEIO ESCOLA ESTADUAL DR MIGUEL GUEDES NOGUEIRA 464.58
19014 GIRAU DO PONCIANOESCOLA ESTADUAL DEPUTADO GILVAN BARROS 467.78
19010 TRAIPUESCOLA ESTADUAL PROFª Mª AVELINA DO CARMO 467.97
18873 BOCA DA MATAESCOLA ESTADUAL JOSEFA CAVALCANTE SURUAGY 472.34
18851 PORTO REAL DO COLEGIOESCOLA ESTADUAL D SANTA BULHOES 472.85
18735 SAO MIGUEL DOS MILAGRES ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO FALCAO 475.74
18698 ARAPIRACA ESCOLA ESTADUAL ADRIANO JORGE 476.57
18664 MACEIO ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR AFRANIO LAGES 477.44
18642 MACEIOESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA DANTAS SANTOS DA SILVA 477.89

domingo, 11 de setembro de 2011

MEC muda formato de divulgação das notas do Enem por escola para evitar distorções



Com alagoasdiario // Fonte agência brasil

Na manhã de segunda-feira (12) estará disponível para consulta pela internet o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 por escola. No ano passado 56% dos alunos que estavam concluindo o ensino médio participaram da prova e a média nacional na prova objetiva foi 511,21 pontos. Este ano o Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do Enem.
A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena. Como em muitos casos os estabelecimentos de ensino utilizam o bom desempenho no Enem para fins publicitários, o Inep quer evitar que as escolas em que apenas os melhores alunos fazem a prova possam ficar na lista das mais bem colocadas. Dessa forma, elas foram subdividas em quatro grupos a partir do percentual de alunos inscritos no Enem, que varia de 2% até 100%.
O grupo um engloba as 4,6 mil escolas que tem 75% dos alunos ou mais participando da prova. O grupo dois reúne as 5,4 mil unidades que tiveram de 50% a 75% de seus estudantes inscritos no Enem. Já o grupo três representa os 8,6 mil estabelecimentos com participação de 25% a 50% e o grupo quatro reúne as 7,4 mil escolas que tiveram menos de 25% dos alunos inscritos.
“Nós sabemos a importância que os pais dão a esses resultados, por isso divulgamos o Enem por escola há anos. Mas se pudermos agregar essa informação, para que essa decisão seja tomada com mais cautela, nós faremos. A recomendação é que se observe não apenas a nota, mas a taxa de participação, que é um subsídio a mais”, explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele recomenda ainda que a nota do Enem não seja o único critério observado pela família para a escolha da escola.

Os resultados do Enem 2010 por escola estarão disponíveis no site do Inep.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PALESTRA SOBRE "A PAZ NA ESCOLA E NO LAR" NA ESCOLA HERCULANO ALBUQUERQUE.


No mês de maio do decorrente ano, O Professor Cícero ministrOU uma palestra sobre a Paz na Escola e no Lar, na Escola Municipal Herculano Albuquerque no Distrito de Timbó, relatando sobre algumas dificuldade que as escolas e os lares estão enfrentando. E sobre alguns aspectos que estão cada vez mas preocupantes.
A paz na escola deve ser vista como extensão do lar. com sua missão de ensinar, formar, informar e construir uma sociedade mais solitária, justa, humana e, sobretudo comprometida com o bem estar do cidadão e como desenvolvimento do estado. È esperança e certeza de dias melhores. Modelo de procedimento ético e de manifestação cultural. Tem muito a ver com família, que por sua vez, deve ser expressão máxima do amor manifestada pela felicidade de todos.