ESCOLA MUNICIPAL HERCULANO ALBUQUERQUE – NÚCLEO V
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL BERNARDINO DE OLIVEIRA – ANEXO
PLANO DE GESTÃO:
METAS E AÇÕES
2010
2010
1. INTRODUÇÃO
O planejamento das atividades escolares é uma necessidade clara, tendo em vista atingir os resultados da ação educacional previstos na legislação em vigor e especificamente, na LDB 9394/96. Dessa maneira, as atividades escolares devem ser objeto de reflexão por parte de todos os participantes da escola, incluída a comunidade e os próprios alunos. Sendo assim, a necessidade surge e os caminhos a serem trilhados na ação educacional, materializados na forma de proposta pedagógica, planos de curso anual e o plano de gestão escolar, sendo este elaborado para o ano de 2010 (dois mil e dez), incluindo todos os dados e informações, diretrizes e normas de trabalho pedagógico e administrativo.
2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
2.1 - Identificação
Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5
2.1 - Identificação
Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5
Escola Municipal Manoel Bernardino de Oliveira - Anexo
2.2. - Localização
SEDE:
2.2. - Localização
SEDE:
Distrito Timbó, s/nº - CEP.: 57800-000 – FONE: (82) 3294-1029
União dos Palmares – Alagoas
ANEXO:
Fazenda Caborge, s/nº - CEP.:57800-000
União dos Palmares – Alagoas
2.3. - Modalidades de Ensino:
A Escola oferece cursos de Ensino Fundamental de nove anos, Turma de Aceleração e Educação de Jovens e Adultos - EJA, ministrados em horários diferenciados, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
2.4. – Direção:
Denize Ribeiro da Silva - Diretora Geral.
2.5. - Coordenação Pedagógica:
1. Adriana Maria Ribeiro da Silva - Professora Coordenadora
A Escola oferece cursos de Ensino Fundamental de nove anos, Turma de Aceleração e Educação de Jovens e Adultos - EJA, ministrados em horários diferenciados, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
2.4. – Direção:
Denize Ribeiro da Silva - Diretora Geral.
2.5. - Coordenação Pedagógica:
1. Adriana Maria Ribeiro da Silva - Professora Coordenadora
*Ensino Fundamental I – (Manhã e Tarde).
2. Sandreilson Pereira de Lima - Professor Coordenador
2. Sandreilson Pereira de Lima - Professor Coordenador
*Ensino Fundamental II e EJA – (Manhã e Noite)
2.6. - Escola e Comunidade / Caracterização
2.6.1. - Recursos Físicos
2.6.1. - Recursos Físicos
SEDE:
A Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5 está instalada num prédio de construção antiga . A sede da Escola conta com 04 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, laboratório de informática, 01 salas para os Professores Coordenadores, cozinha, 02 sanitários, para alunos, e 01 para funcionários em geral, pequenos pátio coberto e áreas livre.
A Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5 está instalada num prédio de construção antiga . A sede da Escola conta com 04 salas de aula, sala de professores, sala de secretaria, laboratório de informática, 01 salas para os Professores Coordenadores, cozinha, 02 sanitários, para alunos, e 01 para funcionários em geral, pequenos pátio coberto e áreas livre.
2.6.2. Recursos Técnicos e Pedagógicos
A Escola não se acha relativamente equipada para dar consecução às suas atividades educacionais. Conta com, 1 aparelhos de televisão e 1 aparelho de DVD, 05 computadores Pentium 300 com impressora (usados somente no laboratório para pesquisas), aparelho de som com acessórios , 1 mimeógrafo, 2 estantes com aproximadamente 700 volumes usados. Não possui material pedagógico específico (jogos, etc.). A parte de administração não está bem instalada, com mobiliário e equipamentos não adequados ao seu uso. A cozinha conta com os equipamentos necessários para a consecução de suas atividades.
2.6.3. Recursos Humanos:
Oferecendo Ensino Fundamental de nove anos, Turma de Aceleração e Educação de Jovens e Adultos - EJA, a Escola conta com 17 professores em seu quadro geral, sendo 04 do quadro efetivo e 13 contratados (2 deles atuando como Professores-Coordenadores na Escola) . A administração compõe-se de 1 Secretário, 1agente administrativo, 05 serviços gerais , 2 merendeiras e 4 vigilantes .
2.6.4. A clientela:
Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Apesar de óbvia, nem sempre essa percepção é alcançada pelas unidades escolares, muitas vezes absorvidas na atividade educativa como expressão de um processo burocrático e indefinido. Conhecer a comunidade em que está inserida (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção na sociedade.
A clientela da Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5 : carenciada de modo geral. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - á tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção na sociedade.
Nossa Escola, no momento, conta com apenas um programas singular: o de aceleração. O mesmo procura atender à defasagem idade/série, característica muito presente entre nossos alunos.
A clientela da Escola Municipal Herculano Albuquerque – Núcleo 5 : carenciada de modo geral. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - á tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção na sociedade.
Nossa Escola, no momento, conta com apenas um programas singular: o de aceleração. O mesmo procura atender à defasagem idade/série, característica muito presente entre nossos alunos.
2.6.5. Análise do processo Educacional:
Em termos de rendimento do ensino, os dados pesquisados nos oferecem um resultado não diferente da maioria das escolas públicas de União dos Palmares: baixo aproveitamento em Matemática e Língua Portuguesa, exigindo um programa permanente de reforço e recuperação. A situação é os mesmos observados nos anos letivos anteriores, quando, apesar de praticamente toda a programação curricular ter sido cumprida, os resultados nos mostraram grandes deficiências nessas duas disciplinas, tanto no Ensino Fundamental de nove anos quanto na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Quanto à evasão escolar os dados aparecem estáveis, apenas camuflados pelo uso comum da comunidade de, mudando com frequência de local de residência, não tomar a providência de solicitar transferência formal de escola, mas simplesmente re-matriculando seus filhos em outra unidade. O maior número de evasão se dá na EJA.
Quanto à evasão escolar os dados aparecem estáveis, apenas camuflados pelo uso comum da comunidade de, mudando com frequência de local de residência, não tomar a providência de solicitar transferência formal de escola, mas simplesmente re-matriculando seus filhos em outra unidade. O maior número de evasão se dá na EJA.
3. Objetivos da Escola:
São os seguintes os objetivos da Escola:
Criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade;
Permitir ao aluno exercitar sua cidadania a partir da compreensão da realidade, para que possa contribuir em sua transformação;
Buscar novas soluções, criar situações que exijam o máximo de exploração por parte dos alunos e estimular novas estratégias de compreensão da realidade;
Melhorar a qualidade do ensino, motivando e efetivando a permanência do aluno na Escola, evitando a evasão;
Criar mecanismos de participação que traduzam o compromisso de todos na melhoria da qualidade de ensino e com o aprimoramento do processo pedagógico;
Promover a integração escola-comunidade.
4. Metas e Ações da Escola:
São as seguintes as Metas e ações da Escola:
4.1. METAS IMEDIATAS:
Diminuição dos níveis de evasão escolar;
Conscientização e implantação da cidadania e da dimensão política;
Envolvimento e interação da comunidade, com vistas a uma participação ativa;
Adequação da elevação da qualidade de ensino;
Envolvimento dos docentes com as normas regimentais e disciplinares;
Diminuição da evasão na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
4.2. METAS MEDIATAS:
Alfabetizar em todas as áreas;
Preparar para a construção do conhecimento;
Saber respeitar o "próximo", em seus bens materiais e morais;
Usufruir dos bens da natureza, minimizando os danos à mesma;
Formar e não apenas informar;
Dominar os conteúdos básicos programáticos;
Internalizar seu papel como cidadão do mundo;
Conscientizar sobre a importância da sua contribuição para o bem estar da comunidade;
Formar cidadãos críticos e conscientes.
4.3. AÇÕES:
Através de reuniões pedagógicas, conscientizar os professores da necessidade de encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;
Implantação de projetos: Prevenção, Meio ambiente, Conservação do Patrimônio, Sala Ambiente e Sala de Informática;
Conscientizar os docentes da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos;
Conscientizar os docentes do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
Conscientizar os docentes da importância da construção de um currículo adequado ao aluno do período noturno (Educação de Jovens e Adultos);
Através de reuniões, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;
Feira cultural;
Avaliar e controlar a qualidade do ensino-aprendizagem;
Palestras dirigidas aos alunos do período noturno para que os mesmos possam, através de informações atuais, sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente;
Administrar, com a participação de professores, pais, funcionários e direção, as verbas recebidas, de forma a atingir o objetivo maior que é a construção de uma escola pública de qualidade.
5. PLANO DE CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Objetivos dos Cursos:
O Ensino Fundamental, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação visa a que o aluno, ao final dos estudos, seja capaz de:
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civís e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente;
Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva;
Utilizar as diferentes linguagens - verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade e a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
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