domingo, 31 de julho de 2011

PALESTRA SOBRE DIABETES PARA ALUNOS DA EJA

.

A Educação de Jovens e Adultos - EJA, mais uma vez participou de uma aula-palestra. Desta vez o Tema foi "DIABETES", tema este, essencial viato que, na comunidade temos pessoas acometidas desta doença, segundo o agente comunitário de saúde Cipriano Paulino, autor da palestra.
O objetivo da palestra é de orientar e prevenir os alunos contra essa doença que acaba com muitas vidas,inclusive na própria comunidadde tivemos uma paciente conhecida como Dona "LIU", mãe do nosso amigo e funcionário da escola "Junior Bala" que infezmente faleceu com essa doença após vários meses de sofrimento.
Nós que fazemos a Escola Herculano Estamos cada vez mais debatendo temas com o intuíto de nos concientizar e orientar a comunidade com temas existentes em nosso meio.
Agradecemos a parceria do Agente Comunitário de Saúde Cipriano Paulino da Silva que,entende que a saúde deve andar junto com a escola no que diz respeito ao orientar, informar e até mudar vidas em termo de conhecimento.
Parabéns a Todos os que fazem a EJA

terça-feira, 12 de julho de 2011




O último final de semana no Timbó foi movimentado por Uma cavalgada promovida pelo “Cinho”, que sacudiu a região e atraindo para a comunidade Timboense muitos adeptos a este tipo de esporte rural.

Cerca de 70 cavalheiros fizeram um percurso extremamente agradável em ritmo leve e com o aboiar no som mecânico de um veículo utilitário. Ramildo Ferreira ficou responsável de convidar os adeptos desse esporte. Além dos recém chegado na região que dispõe de um “naco” de terra que dá pra curtir.

Vários convidados ilustres se fizeram presente também no evento, assim como Bau, Robinho, Zé de seu Biu da Padaria Zumbi e varios amigos, Ramildo Ferreira, Beto do Leite e Dode Praxedes com seu irmão Ricardo.

Todos eles cumpriram o percurso em duas horas e 40 minutos. Disseram que houve duas paradas programadas, aonde foram recepcionados pelo vereador Ivan Ferreira de Santana do Mundaú cantando toadas.





domingo, 3 de julho de 2011

CURSOS PELA INTERNET GRÁTIS

Com reporteralagoas //
Estão abertas as inscrições de cursos à distância do Programa de Capacitação para gestores, técnicos e profissionais de orgãos do governo e organizações não governamentais (ONG’s) do Instituto Interamericano del Niño, la Niña y Adolescentes (IIN) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os cursos são gratuitos.
O IIN assiste os países membros da OEA no desenvolvimento de políticas públicas para infância e adolescência, contribuindo para implementação das mesmas na perspectiva da promoção, proteção e respeito pleno aos direitos das crianças e adolescentes. Nesse sentido, o Instituto desenvolve capacitações, assistências técnicas, investigações, cursos e outras modalidades. Uma das linhas priorizadas pelo IIN é a capacitação contínua, com cursos para até 30 participantes.
Confira abaixo os temas oferecidos:
Atualização sobre os Direitos de Crianças e Adolescentes: destinado a profissionais provenientes de diversas disciplinas cuja atividade esteja relacionada com a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente. O curso ocorre entre 19 de julho e 14 de outubro de 2011.
A Participação Infantil e Adolescente na Construção da Cidadania e a sua incidência nas Políticas Públicas: é dirigido aos operadores, técnicos e educadores que trabalhem em atividades vinculadas a participação de crianças e adolescentes. O curso será realizado entre 19 de julho e 06 de setembro.
Meios de Comunicação e Direitos da Infância (vagas preenchidas): dirigido principalmente a funcionários públicos vinculados às áreas de comunicação, que trabalhem direta ou indiretamente pela infância e adolescência.
Desaparecimento Internacional de Crianças e Adolescentes: destinado aos funcionários técnicos da Autoridade Central, assim como de outras instâncias administrativas relacionadas; funcionários dos sistemas judiciários e de órgãos auxiliares da função judicial, que intervém nesse tipo de processo. O curso se realizará entre 19 de julho e 16 setembro de 2011.
Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes: destinado a técnicos que trabalham no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em seu país (o operador deverá ser selecionado pelo governo). Este curso fornece uma parte virtual e uma segunda fase, presencial, organizada pelos países.
As informações sobre os programas de ensino, o regulamento de funcionamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal do http://www.iin.oea.org/ ou pelo e-mail cursosiin@iinoea.org.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PALESTRA EM SAÚDE BUCAL


Sendo a escola uma importante instituição de educação, que colabora na formação de cidadãos e que promove a melhoria na qualidade de vida da sociedade, a importância em promover saúde bucal nas escolas municipais de ensino fundamental, está em concretizar o aprendizado, pois estas crianças estão em fase de descoberta do aprendizado, isto é, em idade propícia para incorporar as práticas de prevenção e hábitos de higiene bucal e corporal nas atividades diárias.
Portanto, não é possível à escola, alhear-se das condições sociais culturais, econômicas de seus alunos, de suas famílias, de seus vizinhos. A participação dos educadores no processo de formação de bons hábitos em saúde bucal é favorável, sendo mais um meio a ser utilizado para se alcançar melhores índices de saúde e higiene bucal na população brasileira. Um ambiente escolar saudável e exemplar incentivo às pessoas a agirem como agentes transformadores da realidade em benefício de suas próprias vidas.
Pensando assim, a escola recebeu nesta última quinta feira dia 30 de junho, a visita de três profissionais em saúde bucal (dentistas), realizando palestras com o alunado de todo ensino fundamental, conscientizando-os sobre a prevenção e os cuidados da saúde bucal.
A ação contou com a presença e apoio do agente comunitário de saúde Cipriano Paulino, que por sua vez desenvolve um ótimo trabalho frente a comunidade local, trabalho este, que difere de muitos profissionais da área que não dão a mínima para seus clientes a que atendem.

DRª V.Viana - Cirugiã Dentista que atende no PSF local

Alunos do 8º ano do ensino fundamental assistindo a palestra

Alunos do 1º Período em escovação de dentes

Drª ensina aos alunos a maneira correta de se escovar os dentes

Palestra na esducação infantil

Adicionar legenda